'A Favorita': cinismo, estranhamento e paródia no século 18

Crítica por Eduardo Cabanas (Twitter: @edu_dc)

"A Favorita", Direção: Yorgos Lanthimos (Foto: Divulgação - Fox Film do Brasil)
Parece que Yorgos Lanthimos caiu de vez no gosto de Hollywood. Em seu terceiro projeto filmado em inglês, o diretor grego abandona um pouco as fantasias surreais, por vezes macabras, de "O Lagosta" e "O Sacrifício do Cervo Sagrado" para investir num universo cínico que parodia a corte inglesa do século 18.

A incursão é muito bem-vinda, o que constatamos num filme ágil, ácido e bastante divertido. "A Favorita" se concentra na relação entre três mulheres, seus interesses e o que move cada uma delas em direção a outra. As três (Olivia Colman, Rachel Weisz e Emma Stone) são a força motriz da ação, não à toa conseguiram uma raríssima tripla indicação ao Oscar nas categorias de atuação. A lembrança é mais que merecida, especialmente para Colman, que surpreende na composição da inocente e explosiva Rainha Anne.

(Foto: Divulgação - Fox Film do Brasil)
Yorgos Lanthimos filma com alguns de seus maneirismos habituais, mas sempre os utilizando em favor da narrativa. As rápidas panorâmicas de um personagem para outro ressaltam a comicidade sem soar exageradas, assim como as constantes lentes grande angulares revelam sem pudor alguns dos belos cenários criados por Fiona Crombie e Alice Felton (também indicadas ao Oscar). Em paralelo, a trilha incômoda e pouco usual ajuda a completar o clima de estranhamento que permeia o filme como um todo.

O roteiro, por sua vez, é também um ponto alto, com algumas falas absolutamente deliciosas de se escutar. As personagens são desenvolvidas e complexas, sem jamais cair em simplificações baratas de bem ou mal. Entendemos suas motivações e personalidades, assim como seus defeitos. O que nos deixa em perfeita condição de escolher a nossa própria favorita. Não que seja fácil, pois são três protagonistas maravilhosas que só mesmo um grande filme consegue entregar.

Nota: 5/5 (Excelente)

Mais informações:
- Elenco, fotos e ficha técnica completa: www.imdb.com/title/tt5083738
- Distribuidora: Fox Film do Brasil

Sobre o autor: Eduardo é produtor cultural, cinéfilo, viciado em séries, nerd nas horas vagas e autor do blog de viagens Player 1 Viajante: www.player1viajante.com
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!