'Lion': uma emocionante jornada entre memórias e saudade

Por Eduardo Cabanas (Twitter: @edu_dc)

"Lion: Uma Jornada Para Casa", Direção: Garth Davis (Foto: Divulgação)
Não é sempre que o cinema olha com otimismo para a evolução tecnológica. Aliás, normalmente é o contrário: o audiovisual tende a apontar a tecnologia como a semente das distopias. Portanto não deixa de ser um alento ver uma obra como "Lion: Uma Jornada para Casa", baseada numa história real que de tão incrível parece ficção.

A trama acompanha o menino Saroo, perdido da mãe ainda muito jovem, enquanto luta para sobreviver nas ruas de Calcutá até ser adotado por uma família australiana. Já na vida adulta, descobre a ferramenta do Google Earth, que passa a utilizar para procurar a família perdida na Índia. Como podem imaginar, é uma trajetória dos sonhos para qualquer diretor hollywoodiano mais melodramático. Mas o estreante Garth Davis, felizmente, demonstra respeito ao material e acerta ao não apelar para a emoção barata.

(Foto: Divulgação)
O diretor e seu roteirista (Luke Davies) procuram, fugindo por completo do sensacionalismo, mostrar como foi o início da vida de Saroo, contando sua infância através dos olhos inocentes da sua versão criança (interpretada pelo encantador Sunny Pawar). Desta forma, ao vermos o menino perdendo a mãe, se separando do irmão e depois passando por tantas provações horríveis, podemos realmente sentir na pele a sua dor. Quando então o Saroo adulto surge em cena é inevitável a sensação de alívio e até orgulho de vê-lo enfim tão amado e seguro.

Nesta fase, já na pele de Dev Patel (em grande performance), o protagonista começa sua longa busca virtual pela família perdida. Este momento, que poderia resultar em muitos minutos cansativos de projeção, nas mãos do montador Alexandre de Franceschi (da aclamada série "Top of the Lake") se torna uma passagem dinâmica e extremamente envolvente. O próprio Davis entende as necessidades de seu personagem e o traz em constantes planos fechados, permeados de memórias, delírios e dor, sem jamais cair no erro de buscar o choro fácil, mas a verdade na situação.

Embora tropece eventualmente, em especial com alguns diálogos tolos (como "Estou perdido", que o Saroo adulto diz para os amigos) e uma certa rapidez inesperada em que conta os momentos finais do protagonista na Índia, "Lion: Uma Jornada para Casa" é um grande filme: emocionante na dose certa, sem melodrama forçado e inspirador até o fim. Quando os créditos sobem, sentimos alegria por conta da linda trajetória do personagem, mas ao mesmo tempo uma sensação terrível de tristeza ao imaginarmos as outras milhares de crianças que ficaram para trás e não tiveram suas histórias contadas.

Nota: 4/5 (Muito Bom)

Mais informações:
- Elenco, fotos e ficha técnica completa: www.imdb.com/title/tt3741834/
- Distribuidora: Diamond Films

Sobre o autor: Eduardo é produtor cultural, cinéfilo, viciado em séries, nerd nas horas vagas e autor do blog de viagens Player 1 Viajante: www.player1viajante.com
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!