Confira a programação do Festival Internacional Pequeno Cineasta


(foto: Divulgação)
Programação gratuita será exibida em quatro espaços da cidade: CCBB Rio, Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio, Instituto Cervantes e Arena Carioca Dicró

Festival Internacional Pequeno Cineasta, idealizado pela atriz e produtora Daniela Gracindo, que acontece pelo sexto ano, no Rio de Janeiro, tem como objetivo principal mostrar o olhar das crianças e jovens através das lentes do cinema. Pioneiro e único no Brasil, o festival reúne filmes feitos exclusivamente por cineastas de 8 a 17 anos do mundo inteiro. Com entrada franca, o evento vai de 3 a 5 de novembro em quatro espaços da cidade: CCBB Rio, Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio, Instituto Cervantes e Arena Carioca Dicró.

Ao todo, foram selecionados cerca de 60 filmes de 11 estados brasileiros e 26 países como Argentina, Espanha, Portugal, Alemanha, Inglaterra, entre outros. Além da mostra competitiva, a programação conta ainda com três mostras paralelas: “Mostra Oficina Pequeno Cineasta”, com os trabalhos realizados pelos alunos das oficinas “Pequeno Cineasta”, em cartaz no CCBB; “Sustente sua História”, que traz curtas sobre sustentabilidade, no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio; e “Mostra Especial da Escola Orson de Kid” (Madri), com curadoria da professora e diretora espanhola Maite Frade, no Instituto Cervantes.

Desde que foi criado em 2010, o “Festival Internacional Pequeno Cineasta” já exibiu cerca de 350 filmes, de mais de 30 países. Esse ano, o número de nacionalidades aumentou ainda mais, incluindo a participação de curtas da Coréia do Sul, Polônia, Áustria, Suíça, Eslovênia, República Tcheca, Iran, Índia, Congo e França, inscritos na competição pela primeira vez. Do Brasil, foram recebidos filmes de 28 cidades, de 11 estados diferentes, sendo a maioria do Rio, São Paulo e Curitiba. “Nesta edição, vamos ampliar ainda mais o alcance dos diversos olhares da juventude. Eles têm muito a acrescentar e já se apropriam com espantosa potência da linguagem audiovisual para comover a plateia e promover novos olhares, novas reflexões”, diz Daniela.

Como nas edições anteriores, a temática dos filmes é livre, o que tem tornado o festival um grande espelho da consciência política e social de crianças e jovens de todo o mundo sobre questões como: educação, racismo, impunidade, abuso de poder, entre outros temas. “Tem um filme de animação, por exemplo, incrível da República Checa, que faz uma crítica à educação formal com muita poesia. Recebemos também curtas de crianças de países refugiados”, conta Daniela.

A abertura para convidados acontece no dia 2 de novembro, no CCBB, com apresentação da programação do evento pelo ator Bruno Ferrari ao lado do ator e cineasta mirim, Anderson Lima. Já o público, poderá conferir a mostra de 3 a 6 de novembro, na sala de cinema localizada no térreo. Ao final de cada sessão, crianças e jovens (de 8 a 17 anos) podem votar em seus filmes preferidos nas competitivas nacional e internacional, em duas categorias: de 8 a 12 anos (Categoria Crianças) e de 13 a 17 anos (Categoria Jovens). As produções também são analisadas por um júri formado por dez crianças e jovens cineastas em conjunto com um representante do mercado audiovisual. Os vencedores levam pra casa o troféu “Pequeno Cineasta”, além de uma claquete da Kodak.

A fim de ampliar ainda mais seu alcance, desde o ano passado, a mostra competitiva acontece paralelamente na Arena Carioca Dicró, na Penha, e em diversas escolas públicas da cidade, através da iniciativa “Pequeno Cineasta na Escola”, que nesta edição pretende alcançar toda a Rede Municipal de Ensino carioca que desenvolvem em parceria com a SEEDUC o projeto CINE CLUBE NAS ESCOLAS. “Em 2015, distribuímos os filmes para 12 escolas. O sucesso foi tanto que nesta edição pretendemos atender cerca de 200 instituições, que não só assistirão a mostra como também poderão participar da votação”, explica a idealizadora.



MOSTRAS NÃO-COMPETITIVAS E WORKSHOPS – A programação do “Festival Internacional Pequeno Cineasta” inclui ainda mais três mostras fora da competição. A “Mostra Oficina Pequeno Cineasta”, que faz parte da programação do CCBB, apresenta ao grande público os trabalhos realizados por alunos da oficina homônima que Daniela ministra desde 2010. Foi por conta do sucesso das aulas que a produtora resolveu criar o festival com o objetivo de não só criar um intercâmbio entre as culturas, mas como também de dar visibilidade aos projetos finais criados por seus alunos.

Outra mostra promovida desde o primeiro ano é a “Sustente Sua História” composta por uma seleção de filmes que falam sobre sustentabilidade e meio ambiente, criada em parceria com o Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio. Nesta edição, a programação conta também com um “Workshop de Animação Ambiental”, ministrado pelo diretor do “Anim!Arte - Festival Internacional de Animação Estudantil do Brasil”, Alexandre Juruena.

Já no Instituto Cervantes, em Botafogo, o público pode conferir a “Mostra Especial da Escola Orson de Kid”, de Madrid, na Espanha, que vem rodando vários festivais Internacionais pelo mundo para comemorar os 15 anos de realizações da instituição. A convite do festival, a professora e diretora espanhola Maite Frade vem ao Rio para ministrar o workshop "O cinema no desenvolvimento da criança", voltado especialmente para professores e educadores.

Ainda no Instituto Cervantes, em parceria com o Instituto Cultural da Dinamarca, será promovida uma mesa redonda através de vídeo conferência com alunos dinamarqueses da escola de cinema STATION NEXT e alunos da Rede Municipal de Ensino e do colégio CEAT.

O Festival Internacional Pequeno Cineasta conta com o patrocínio Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Escola Parque e Tecnisan; e o apoio da Arena Carioca Dicró, CCBB-RJ, Instituto Cervantes, Instituto Cultural da Dinamarca, Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Educação, Cine Clube nas Escolas e Recriar.

SOBRE DANIELA GRACINDO – É atriz e produtora. Com curso superior em cinema pela UNESA, se especializou como produtora executiva em 2002 fazendo MBA pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) – RJ. Viveu na Austrália, onde concluiu o curso de “Film Making From Start to Finish”, na Worker’s Educational Association de Sidney.

Entre vários trabalhos que realizou, destacam-se o documentário de longa-metragem que produziu, em homenagem ao ator Paulo Gracindo, seu avô paterno, intitulado “Paulo Gracindo – O Bem Amado” e o musical “Léo e Bia” de Oswaldo Montenegro para as telas de cinema. Para TV, produziu o programa “Tudo Eu – Mulher e Trabalho” (canal GNT) e o interprograma “Camarim” (Canal Brasil). Em 2010, estreou como diretora teatral com o espetáculo multimídia “Dolores”, de Raquel Maia.

Como atriz, no cinema viveu a personagem Jucilene no filme “For All”, longa-metragem de Luís Carlos Lacerda e Buza Ferraz e, em 2009, fez uma participação especial em “A Hora Marcada” de Marcelo Taranto, ao lado de seu pai, Gracindo Jr. Na TV, seu último trabalho como atriz foi no remake da novela “Escrava Isaura” com a personagem Violeta.

Em 2009, criou o projeto Pequeno Cineasta, pensado e desenvolvido com foco nas crianças e jovens de 8 a 17 anos, procurando estimulá-las a um futuro participativo revelando a experiência vivida por crianças do mundo inteiro de contar histórias através da linguagem audiovisual. O projeto compõe diversas ações, destacando-se a Oficina Pequeno Cineasta e o Festival Internacional Pequeno Cineasta. Em 2015, realizou a 5ª edição do FIPC, formou a 25ª turma da Oficina e lançou a segunda temporada do programa “Pequeno Cineasta”, exibido pelo Canal Brasil.

PROGRAMAÇÃO FIPC 2016  

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL – CCBB  
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro. Informações: 21 3808-2000.              
Capacidade Sala de Cinema: 100 lugares. Classificação etária: Livre. Entrada Franca.
Dia 02 de novembro (Quarta-feira)
19h30 – Cerimônia de Abertura para convidados
Dia 03 de novembro (Quinta-feira)
10h10 - Mostra Oficina Pequeno Cineasta
11h - Mostra Nacional - categoria criança
12h - Mostra Internacional - categoria criança
14h - Mostra Oficina Pequeno Cineasta
15h - Mostra Nacional - categoria jovem
16h - Mostra Internacional – categoria jovem
17h - Mostra Oficina Pequeno Cineasta
Dia 04 de novembro (Sexta-Feira)
10h10 - Mostra Oficina Pequeno Cineasta
11h - Mostra Nacional - categoria criança
12h - Mostra Internacional - categoria criança
14h - Mostra Oficina Pequeno Cineasta
15h - Mostra Nacional - categoria jovem
16h - Mostra Internacional – categoria jovem
17h - Mostra Oficina Pequeno Cineasta
Dia 05 de novembro (Sábado)
14h - Mostra Oficina Pequeno Cineasta
15h - Mostra Sustente Sua Historia
16h - Mostra Oficina Pequeno Cineasta
17h - Mostra Sustente Sua Historia
Dia 06 de novembro (Domingo)
16h – Cerimônia de Encerramento para convidados

ARENA DICRÓ
Endereço: Rua Flora Lobo – Penha Circula. Informações: 21 3486-7643.
Capacidade Sala de Cinema: 338 lugares. Classificação etária: Livre. Entrada Franca.
Dia 04 de novembro (Sexta-Feira)
13h - Mostra Nacional - categoria criança
14h - Mostra Internacional - categoria criança
15h - Mostra Nacional – categoria jovem
16h- Mostra Internacional – categoria jovem
17h - Mostra Oficina Pequeno Cineasta
Dia 05 de novembro de 2016 (Sábado)
10h - Mostra Oficina Pequeno Cineasta
11h - Mostra Sustente Sua Historia

MUSEU DO MEIO AMBIENTE
Rua Jardim Botânico 1008 – Jardim Botânico. Informações: 21 2294-6619
Capacidade: 50 lugares. Classificação etária: Livre. Entrada Franca.
Dia 03 de novembro (Quinta-feira)
11h - Mostra Sustente Sua História
14h30 - Workshop de Animação Ambiental para crianças
Dia 04 de novembro (Sexta-Feira)
11h - Mostra Sustente Sua História
14h30 - Workshop de Animação Ambiental para crianças

INSTITUTO CERVANTES
Rua Visconde de Ouro Preto 62 – Botafogo. Informações: 21 3554-5913.
Capacidade: 84 lugares. Classificação etária: Livre. Entrada Franca.
Dia 03 de novembro (Quinta-feira)
16h - Mostra Especial Orson The Kid de Madri
17h - Workshop para educadores
Dia 04 de novembro (Sexta-Feira)
15h – Mesa Redondinha – Vídeo Conferência com Jovens Cineastas da Dinamarca
17h - Workshop para educadores
Dias 5 de novembro (Sábado)
15h - Cerimônia de encerramento da Oficina Pequeno Cineasta - Turma 27
16h - Mostra Especial Orson The Kid de Madrid 
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!