#QuinaCinematográfica: Cidades Inspiradoras

Por Leonardo Rebello

É amigos... 
Iniciando com "As Time Goes By" interpretada por Dooley Wilson, personagem "Sam" de Casablanca que vamos embalar a nossa quina dessa quinta meio cinza, meio fria e meio chuvosa. 



Cena do filme "Casablanca" (foto:Reprodução)
Se um beijo é sempre um beijo e um suspiro é exatamente um suspiro, as cidades serão sempre as cidades. Não entendeu toda essa introdução um tanto poética, um tanto embaralhada? Vou explicar, vamos falar das cidades que junto as grandes músicas e grandes atores tocaram nossos corações. Vamos falar desse conjunto - quase gelatina colorida - que nos faz sonhar, e que por muitas vezes serviu de motivação para arrumar as malas e ir, let it go! 

ONE DAY WE'RE GONNA LIVE IN PARIS, I PROMISSE!

Paris,oh, mon amour! 
Amamos você, amamos você reunir todos os nossos sonhos, de um beijo no Sena, um correr pelo Arco do Triunfo, pedidos de casamento na Torre Eiffel e todos os possíveis encontros em ruas charmosas. Amamos "Funny Face"! 

"Funny Face" conhecido também como "Cinderela em Paris" é uma junção de todos os clichês possíveis sobre o amor. Temos Audrey Hepburn vestindo Givenchy (como de costume) e Fred Astaire dançando maravilhosamente enquanto chama Audrey de "Peter Pan". Tem como melhorar? Sim! A dobradinha New-York - Paris constrói uma história sofisticada e alegre sobre o amor, e as infinitas surpresas escondidas em "new-faces". E mesmo que não tenha paciência para musicais, vamos com calma, "Funny Face" é um filme belíssimo e suas musicas tão curtinhas, um conjunto inspirador. 




NEXT STOP, LONDON


É na musica "The London Boys" de David Bowie (vale super o confere) que encontro uma das melhores definições sobre Londres. "You think you've had a lot of fun"  Se você acha que já teve muita diversão, não preocupe-se com sua roupa, com a música ou seja lá qual for o sentimento. Londres vai lhe proporcionar o melhor de uma surpresa. E não poderia escolher outro filme a não ser "Nothing Hill".Hugh Grant interpreta um dono de uma livraria que fica realmente em Nothing Hill, e recebe uma visita inesperada de uma grande celebridade estadunidense, sim Julia Roberts. Entre encontros e desencontros, nasce um relacionamento surpreendente. O filme já se tornou um clássico, corra para assistir. 


MOSCOU

A fria Moscou é a nossa terceira parada e ambienta o clássico dos clássicos. Sim, estamos falando de "Doutor Jivago". O filme é um épico e usa a revolução russa como cenário para diversos encontros e amores. A história de uma enfermeira plebeia e um médico aristocrata rendeu inúmeros prêmios de honra e 197 minutos de história. O filme é grandioso e as locações absurdamente fantásticas. É um ótimo filme para acompanhar os segmentos de uma produção. Deixo com vocês uma das cenas mais apaixonantes do filme, não deixa de conferir.



RIO DE JANEIRO 

A partir da peça teatral "Orfeu da Conceição" de Vinícius de Moraes, nasce "Orfeu Negro". Um produção ítalo-franco-barsileira que levou Oscar de melhor filme estrangeiro em 60 (1960). O filme é baseado na história de Orfeu e Eurídice, essa mitologia moderna retrata o Rio de Janeiro mais bonito, o carnaval e a beleza da favela musical. Cheio de interpretações de tirar o fôlego, o filme traz musicas MARAVILHOSAS como; "A Felicidade", "O Nosso Amor" e "Samba de Orfeu". Aqui fica umas das cenas mais belas da produção. 



NEW-YORK NEW-YORK

Ouvir o nome dessa cidade remete a clássica canção de Sinatra, e ouvir Sinatra e estar em constante felicidade. E na cidade de King-Kong não poderia faltar magia, amor e felicidade. Seja esbarrando com um quarteto sexy ou perdido nos espetáculos da broadway, convidamos vocês para um café na Tiffany's. Sim, falamos mais uma vez de Audrey Hepburn, "Breakfest at Tiffany's" ou "Bonequinha de Luxo" é um dos filmes que retrata a tamanha beleza dessa cidade, inspiradora New-York. A elegância e diversão de Audrey caracterizam o estilo nova-iorquino descolado e inovador. O filme se baseia em uma comédia, sobre uma acompanhante de luxo que sonha em se casar com um homem rico e se tornar atriz, motivo pelo qual ela se mudou para a cidade. Dirigido por Blake Edwards, essa obra de Truman Capote ganha vida e nos encanta com "Moon River", tema escrito por Andy Willams e interpretada por grandes cantores como Frank Sinatra, Louis Armstrong e a própria Audrey. 




Outras dicas que você precisa anotar:

- Filmografia de Audrey Hepburn
- Discografia de David Bowie 
- Jane Austen não é tão melosa quanto acreditamos. 
- Quem não gosta de samba.... pode gostar!
- Nova Iorque esconde tantos filmes, vale aprofundar!
- "Moon River" possui covers maravilhosos (The Honey Tress e Sarah Joy fazem ótimos).

Essa foi nossa quina de quinta, espero que todos esses filmes e respectivas cidades onde são ambientados tenham lhe inspirado. Lembre-se, é preciso sair para poder voltar (ou talvez não). Sonhar é maravilhoso, e fazer isso acompanhado de tantas histórias e trilhas é melhor ainda. Escolha seu destino, seu filme preferido e a trilha da sua jornada e caia na estrada. 


Não esquece que toda quinta-feira estamos aqui, e não esquece de mandar para mim sua opinião através desses constatos aqui ó: redacao@contarcenarte.com e leonardorebello@outlook.com
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!