Moreira Salles recebe Jonathan Nossiter com 'Resistência Natural'

Por Leonardo Rebello

(Foto: Divulgação)

"O passado não é um "determinante" do futuro, o futuro existe - existirá - independente do que aconteça." Inicio com essas palavras o meu sentir de "Resistência Natural". Resistência que claramente podemos chamar de coragem, valores e esperança. 

O Instituto Moreira Salles recebe Jonathan Nossiter mais uma vez para uma apresentação de suas produções, para uma segunda vez quebrar o nosso olhar, o nosso sentir e assim provocar o que acreditamos, o que enxergamos. 


(Foto: Divulgação)

"Resistência Natural" nos leva até  Itália, à presença de produtores de vinho - orgânico - e seus respectivos vinhedos para uma troca de experiências. Com interrupções de produções e curtas cinematográficos, Jonathan estabelece uma relação crítica ao que nos é apresentado, de forma que os diferentes argumentos e visões sobre o assunto - uma batalha entre pequenas associações e a grandes indústrias - torna-se de fácil entendimento, e tal forma inteligente de comunicação relaciona não só esse questionamento entre os produtores e a grande industria, mas nos leva a uma discussão, a um  questionamento sobre o que enxergamos, que tipo de vida acreditamos ser saudável e até onde é necessária todas as provas, e afirmações do que é verdadeiro - orgânico - livre. 

O filme tem seu fim e leva ao espectador uma surpresa, não apenas os inúmeros questionamentos sobre a ruptura de nosso olhar acomodado, do nosso sentir deturpado. Questionamentos esses que mudarão o trajeto de seus planos atuais, os meus estão atrás de um novo rumo, podem apostar. E sobre a surpresa, se eu contar já não vale mais seu significado, certo?


(Foto: Divulgação)

Os olhos precisam ser livres para alcançar o futuro que está acontecendo. E nesse futuro vamos juntos, não vamos? Quero saber o que acharam do filme, os diversos sentimentos despertados e os próximos passos. Fico no aguardo! 
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!