‘Bloco d'o Passo’ promove circuito grátis em lonas culturais do Rio

‘Bloco d'o Passo’ promove circuito grátis em lonas culturais do Rio (Foto: Divulgação)

O espetáculo "O Passo Através do Bloco - Uma Visita Guiada", do grupo “Bloco d'o Passo”, vai circular pela cidade no mês de junho. Ao todo, serão sete apresentações gratuitas, em quatro lonas e três arenas cariocas, entre os dias 10 e 25 de junho. No repertório do grupo, que completa 20 anos em 2016, ritmos e canções presentes na diversidade cultural popular e criações autorais unindo música, movimento e cena.

Nesta semana, as apresentações acontecem na Lona Cultural Municipal João Bosco, em Vista Alegre, na quarta-feira (24), às 14h, e na Arena Cariona Aberlado Barbosa – Chacrinha, em Pedra de Guaratiba, na quinta-feira (25), às 15h.

Na base das composições e arranjos estão presentes elementos do método de educação musical O Passo, criado há 19 anos por Lucas Ciavatta, diretor do Bloco d'O Passo, como uma proposta brasileira e autêntica para o ensino musical, atualmente utilizada no Brasil e no exterior. O espetáculo é uma vivência única. Nele, o público é convidado a sentar, ver e escutar, mas também é convidado a se levantar, se movimentar, tocar, cantar e, até mesmo, saltar – em um jogo cênico-musical chamado "Saltos no Tempo". 

Canto, percussão e movimento são os meios utilizados pelo Bloco d'O Passo para criações e releituras baseadas na diversidade musical brasileira. Samba, maracatu, ciranda e baião soam fortes e precisos quando o Bloco d'O Passo bate seus tambores; quando o Bloco d'O Passo canta emboladas, bois, incelenças e canções populares, invariavelmente nos fazem visitar o Brasil de ponta a ponta. Quando brinca com palmas e voz, o Bloco d'O Passo desafia e encanta o espectador ao jogar com as relações entre tempo e espaço.

Sobre o “Bloco d'o Passo” 
O “Bloco d'o Passo” é um grupo de percussão e canto criado por Lucas Ciavatta há 19 anos, atualmente composto por oito músicos, além do diretor. O que causa maior admiração é a variedade e a riqueza das propostas musicais apresentadas.

O grupo se apresentou em espaços como Sala Cecília Meireles, Teatro Carlos Gomes, Teatro do Jockey, Espaço Cultural Sérgio Porto, Sala Baden Powell e unidades do Sesc. Em novembro de 2009, o Bloco d'O Passo realizou uma turnê pela França tocando em teatros de Paris, Lyon, Toulouse e Montpellier.  Nos últimos dois anos, o espetáculo "O Passo Através do Bloco - Uma Visita Guiada" foi apresentado em eventos como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no Rio de Janeiro, com um público de cerca de 800 alunos e professores de escolas de todo o país, e no encerramento do Festival de Inverno do Sesc, em Petrópolis.

(Foto: Divulgação)
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!