ONG 'Teto' busca visibilidade para pobreza no Brasil

Da Redação



O TETO é uma organização internacional que trabalha pela superação da extrema pobreza por meio do trabalho conjunto de jovens voluntários e moradores de comunidades precárias, e nesse mês inicia uma campanha com o objetivo de questionar que o problema não é o que vira notícia, mas o que deixa de ser. 

A organização busca refletir que, ao mesmo tempo em que milhares de notícias sobre o mundo das celebridades são divulgadas, diariamente, nos meios de comunicação de todo o Brasil, a realidade diária das famílias que vivem em extrema pobreza fica esquecida e, dificilmente, ganha destaque nos noticiários. Feita em conjunto com a agência Leo Burnett, a campanha contou com a participação do fotógrafo Gustavo Lacerda, que registrou moradores, que vivem em condições de pobreza na comunidade Malvinas (Guarulhos/SP), segurando cartazes contendo manchetes de notícias a respeito do cotidiano de famosos que costumam ser publicadas pela imprensa.


(foto: Divulgação)
Além de chamar a atenção para a pobreza no país, o objetivo da campanha é buscar voluntários para a COLETA, o evento mais massivo realizado pelo TETO. Nos dias 22, 23 e 24 de maio, mais de 5.000 jovens voluntários estarão nas ruas das cidades de São Paulo, Campinas (SP), ABC (SP), Rio de Janeiro, Curitiba (PR) e Salvador (BA), denunciando a realidade em que vivem 16 milhões de brasileiros e arrecadando recursos para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pela ONG. 


“A pobreza e a desigualdade social são problemas evidentes da nossa sociedade. Ainda assim, poucas vezes são pauta de notícias, poucas vezes surgem nas conversas cotidianas. Concorrendo com o grande destaque de notícias sobre o mundo das celebridades, quando a pobreza sim vira pauta, a forma como é comunicada afasta as pessoas da realidade emergencial que se repete cada dia na vida desses brasileiros. Convidamos, então, milhares de jovens a participar da COLETA e conhecer famílias com nomes e rostos, pessoas de carne e osso, histórias de batalha e superação. Queremos fazer com que a pobreza se torne pauta da nossa própria realidade e que toda a sociedade se sinta parte da solução. É impossível ficar indiferente”

Carolina Mattar, Diretora Executiva do TETO – Brasil. 

Sobre o TETO 


É uma organização presente na América Latina e Caribe que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas em assentamentos precários, por meio da ação conjunta de seus moradores e jovens voluntários. Com a implementação de um modelo de intervenção focado no desenvolvimento comunitário, o TETO, com a construção de moradias de emergência, planos de educação, saúde, fomento produtivo e trabalho em rede, pretende formar uma sociedade justa e sem pobreza, onde todas as pessoas tenham a oportunidade de desenvolver suas capacidades e possam exercer plenamente seus direitos. 


Hoje, o TETO está presente em 19 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, Nicarágua, República Dominicana e Venezuela. Em 17 anos, graças ao apoio de voluntários e parceiros, o TETO construiu mais de 100 mil moradias de emergência e mobilizou mais de 600 mil voluntários em todo o continente. 

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!