#NoMeuIpod: Você já ouviu falar de UK Garage?

por Marie Linhares


Phaze-One (Foto: GB Multimedia)


A coluna de hoje é sobre uma inquietação que surgiu através de um projeto pessoal, ou melhor, de um gênero musical que eu tenho escutado muito. A pergunta é simples: 

Vocês já ouviram falar de UK Garage?

Bom, pra quem nunca ouviu falar, UK Garage é só uma fatia da grande cena da música eletrônica. O gênero surgiu lá no início dos anos 90, onde o house havia tomado grande força e estava se hibrizando dentro da indústria. As batidas mais rápidas misturadas ao vocais (que nem sempre aparecem) em sua maioria femininos, com uma vibe soul, funk e hiphop e que contavam também com alguns rappers britânicos acabou gerando essa mistura incrível que chamamos de UK Garage. Pra resumir a ópera: é um house mais gostoso de ouvir, com uma pegada mais comercial, mais fácil de vender. Muitas vezes músicas pop acabam ganhando remixes com essa vibe garage por terem vocais melódicos que remetem aos que costumam aparecer nas faixas produzidas dentro do gênero. 

A questão é que a cena - que começou em Londres, como já diz o nome - acabou extrapolando as fronteiras do UK e ganhando o mundo. A garage music começou a ser produzida (e tocada) em países como Canadá, Irlanda, Bélgica, França e, é claro, no Brasil. Nos principais clubs alternativos da noite carioca e paulista, começaram a surgir festas que tinham como cerne a apreciação do gênero, o que acabou popularizando-o no eixo. Alguns artistas que temos hoje como mainstream, como os irmãos Disclosure e a dupla AlunaGeorge, tem diversas influências no underground do UKG, como é chamado mais popularmente.

Surgido no início dos anos 90, o UKG teve seu período áureo entre os anos de 1997 e 2007, ganhando os principais charts da Inglaterra. Após 5 anos, em 2011 iniciou seu período de ressurgência, quando surgiram novos artistas produzindo tracks arrepiantes, com as novas influências musicais da época, como pop, RnB, dubstep e trap music. Os artistas que surgiram à partir desta data, com o advento do SoundCloud, foram dando uma nova forma ao gênero, que agora aparecia com uma cara mais contemporânea, mais hype. Estes são considerados artistas future garage, que acabaram criando um subgênero para o que já era um novo recorte da cena house.

Alguns artistas famosos da nova escola ou da velha escola, que ganharam os subwoofers ao redor do mundo são Kaytranada, Wookie, M.J Cole, Phaze-One, Craig David, Dizzee Rascal, Todd Edwards, Hudson Mohawke, Artful Dodger, Moby, SBTRKT, Flume, Jamie XX, Phaeleh, Katy B, James Blake e etc.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!