Conheça a poesia de 'A Verdadeira História de Alessandra Colasanti'

Por Pablo Pêgas

Se você acha que já viu de tudo no teatro, espere até conhecer                                                             "A Verdadeira história da Alessandra Colasanti!"

Alessandra Colasanti (foto: Divulgação)
A peça é uma mistura de autobiografia e ficção ("autoficcão") baseada na vida da atriz, autora e também diretora: Alessandra Colasanti, que simplesmente desapareceu prestes a completar 40 anos e ninguém sabe seu paradeiro. Todos estão a sua procura, dos amigos aos seus pais, Marina Colasanti e Affonso Romano de Sant Anna. Desesperados, decidem ligar para uma tal detetive chamada Alexandra Cavalcanti e sua assistente Senhorita Ramalhete para que as duas possam dar conta do desaparecimento. Com um enredo divertido, inteligente, psicanalítico e cômico, tudo vai funcionando como uma enorme caixa de surpresas embrulhada com mil fitas, onde a cada uma que você corta é um novo universo que aparece. Fica claro que só o palco é pouco pra Alessandra, tem que haver mais recursos, mais possibilidades de se dialogar com o publico, de se fazer entender. Tem que ser criativo! Tem projeção, tem câmera, tem quebra da quarta parede, tem depoimentos, tem de tudo um pouco - não vou falar porque se não perde a graça. O cenário e o figurino me transportaram confortavelmente numa viagem aos anos 80 e 90. Tudo no palco é tão parte de nós que é inevitável não se sentir possuído de memórias. Eu me senti tão fora do chão, pairando com a imaginação que puramente me conectei com a peça. Me senti extremamente acolhido dentro do mundo paralelo e louco, fantástico e ilusório dentro da mente da inteligentíssima Alessandra. Existem suas peculiaridades expostas em cena e também existem as similaridades com as quais rimos ao nos identificar. É pra se sentir em casa.

É interessante pensar que desaparecimento nem sempre é algo definitivo. A todo o tempo, nós desaparecemos e retornamos, deixamos de ser, abandonamos e voltamos, assim como o sol se vai e depois volta. Pensar no desaparecimento como um momento de redescoberta  é uma prova de um elevado amadurecimento. Saber deixar ir e aceitar que não se permanece e que nada permanece é mais fácil. As fotos ficam, as fotos são a unica prova de que algo já existiu. Mergulhar em si mesmo causa desaparecimento, encontrar o caminho de volta é um belo renascimento.

Sintam-se convidados a entrar no mundo de Alessandra Colasanti:

"Faço poemas na cabeça e danças efervescentes que ninguém vê. Nem eu, Tem gente que quer entrar pra eternidade, tem gente que faz teatro com o próprio nome. Tem gente que é circular, tem gente que diz que é espiral, tem gente que se acha linear e tem gente que é tangente. E o universo tem a forma de um oito. Tem o microscópio e tem o telescópio. Tem o Big Bang e uma comédia de espelhos trincados com final etéreo em Copacabana. Quem não anda a cavalo não corre o risco de se apaixonar pelo cavalo."

Ficha Técnica:
Texto e direção: Alessandra Colasanti
Elenco: Alessandra Colasanti e Flavia Espírito Santo
Elenco extraordinário em off: Marina Colasanti e Affonso Romano de Sant'Anna
Elenco extraordinário em vídeo: João Velho como Superego e Bianca Joy, Carolina Bianchi, Carlos Grun, Fernanda Felix, Letícia Novaes, Marcio Debellian, Michel Blois, Michel Melamed, Pedro Henrique Monteiro, Rodrigo Nogueira, Samir Abujamra, Thiare Maia 
Cenografia: Aurora dos Campos
Luz: Tomás Ribas
Direção musical: Arthur Braganti e Letícia Novaes
Vídeo: Nani Escobar e Alessandra Colassanti
Figurino: Alexandra Cavalcanti
Assistente de direção: Rafael Medeiros
Assistente de cenografia: Julia Saldanha
Cenotécnico: Maranhão e Djavan
Beleza: Vini Kilesse
Fotos: Ana Alexandrino
Programação visual: Bady Cartier
Assessoria de imprensa: JSPONTES COMUNICAÇÃO – João Pontes e Stella Stephany
Mídias sociais: Rafael Medeiros
Produção executiva: James Hanson
Direção de produção: Carlos Grun 
Produção: Bem Legal Produções Artísticas e Ao Pé da Letra Produções Artísticas
Realização: Teatro Clube Paradoxo

Serviço:
"A Verdadeira história da Alessandra Colasanti"
Onde: Espaço Sesc - Rua Domingos Ferreira - 160 - - Copacabana
Quando: Quinta a sábado, 19h; domingo, 18h. Até 28 de setembro. 
Quanto: R$ 20,00  (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!