Compañía Antonio Gades volta em turnê ao Brasil com o espetáculo 'Fuego'

Da Redação
Do Contracenarte, Rio de Janeiro

(foto: Javier Del Real / Divulgação)
Um dos maiores ícones da dança espanhola e da dança flamenca em todo o mundo, a Compañía Antonio Gades chega ao Brasil com Fuego, um dos principais espetáculos já criados para o gênero. Atualmente, a companhia conta com várias gerações de artistas, cuja principal missão foi manter, nos anos que se seguiram ao falecimento de seu fundador,  as características da escola “Gadesiana”: uma linguagem estética única, enraizada nas tradições e na cultura do povo espanhol.

A turnê com o espetáculo Fuego integra as comemorações do 10º aniversário do falecimento de Antonio Gades (1936-2004). Depois do desaparecimento do mestre, sua companhia foi mantida com o objetivo de preservar o legado do bailarino e coreógrafo responsável pela renovação da linguagem do flamenco, sem afastar-se de suas origens. Concebido por Gades e Carlos Saura, Fuego é inspirado no ballet El Amor Brujo, de Manuel de Falla, e estreou no Théâtre du Châtelet em Paris, em 1989.

A turnê pelo Brasil começa no dia 24 de setembro, no Teatro Guaíra, em Curitiba. De lá, a Compañía Antonio Gades segue para Porto Alegre, no Teatro do Bourbon Country, no dia 25 de setembro, passando pelo Rio de Janeiro, no Theatro Municipal, nos dias 27 e 28, por São Paulo, no Teatro Alfa, nos dias 30 e 1º de outubro, e encerrando em Salvador, no Teatro Castro Alves, no dia 3 de outubro. As apresentações no Rio, São Paulo, Porto Alegre e Curitiba fazem parte da Série de Dança Dell’Arte 2014.

A Temporada de Dança Dell’Arte faz parte do Circuito Cultural Bradesco Seguros, que apresenta para o público brasileiro um calendário diversificado de eventos artísticos com espetáculos nacionais e internacionais de grande sucesso, em diferentes áreas culturais como dança, música erudita, artes plásticas, teatro, concertos de música, exposições e grandes musicais.

Sobre a Compañia Antonio Gades
Gades nasceu na província de Alicante, no seio de uma família humilde. Seu pai, republicano, em seguida ao nascimento do filho, seguiu para Madrid para defender, como voluntário, a República Espanhola. Posteriormente, toda a família se mudou para um bairro na periferia da capital espanhola. O encontro de Gades com a dança aconteceu casualmente, por fome, como costumava contar, quando tinha 15 anos. 

Uma vizinha lhe havia aconselhado que se inscrevesse na academia de flamenco. Três meses mais tarde um agente que buscava bailarinos para uma casa noturna o contratou. Nesta casa, foi visto por Pilar Lopez que o chamou para sua companhia. Foi Pilar quem o batizou com o nome artístico de Antonio Gades e lhe ensinou que a ética profissional do ballet está acima da estética. Gades permaneceu na companhia de Pilar Lopez por nove anos, e, em 1960, quando fez sua primeira excursão ao Japão, já era primeiro bailarino. Para ele, ela foi a inspiradora máxima de sua carreira.

Em 1974, estreou em Roma, Bodas de Sangre, inspirado no drama de Garcia Lorca, obra-prima que lhe trouxe sucesso internacional. Foi diretor do Balé Nacional de Espanha entre 1978 e 1980, posto que abandonou para fundar sua própria companhia. Em 1981, em colaboração com o diretor Carlos Saura, transforma Bodas de Sangre em filme. A colaboração seguiu em 1983, com o filme A história de Carmen. As adaptações cinematográficas renovaram o interesse dos espanhóis pela dança flamenca.

Gades comentou, antes de sua morte, que o projeto mais importante de sua vida seria a Fundação Antonio Gades e a criação de sua companhia de dança, colocando em cena suas cinco grandes obras: a Suite de Flamenco, de 1968, Bodas de Sangre, de 1974, Carmen, de 1983, Fuego (Amor Brujo), de 1989, e Fuenteovejuna, de 1994. Hoje, a Compañía Antonio Gades é dirigida por Stella Arauzo, que aos 17 anos ingressou na escola de Gades e foi sua parceira por mais de 20 anos.

Desde 1988, Stella encarna a Carmen de Gades, sendo considerada inigualável no papel da carismática heroína. Considerada atualmente uma das maiores bailarinas do mundo, Stella foi escolhida pessoalmente por Gades para dirigir sua companhia, antes de seu falecimento.

Assista no player abaixo o teaser de "Fuego":



Serviço:

Porto Alegre
Data: 25 de setembro, quinta-feira
Local: Teatro do Bourbon Country

Horário: 21h

Ingressos: Ingresso Rápido

Rio de Janeiro
Data: 27 e 28 de setembro, sábado e domingo
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Horário: 16h (sábado e domingo) e 21h (sábado)

Ingressos: Ingresso.com

São Paulo
Data: 30 de setembro e 1º de outubro, terça e quarta-feira
Local: Teatro Alfa

Horário: 21h

Ingressos: Ingresso Rápido

Salvador
Data: 3 de outubro, sexta-feira
Local: Teatro Castro Alves

Horário: 21h
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!