Após 20 anos, Pink Floyd lança novo álbum 'The Endless River'

Da Redação
Do Contracenarte, Rio de Janeiro

Capa do novo álbum "The Endless River"(foto: Divulgação)
O Pink Floyd anunciou nesta segunda a capa, a lista de músicas e a data de lançamento de "The endless river", novo disco de estúdio da banda. O álbum sai em 10 de novembro e já está disponível para pré-venda. Praticamente todo instrumental, segundo o grupo inglês, ele é baseado em gravações feitas em 1993 — que inspirariam o disco "The division bell".

Apenas alguns overdubs foram feitos em 2013 pelo guitarrista David Gilmour e o baterista Nick Mason, acompanhados de outros instrumentistas. Eles completaram gravações não usadas em "The division bell", de 1994. A única canção que tem vocais, segundo o grupo, é "Louder than words", com letra escrita por Polly Samson, esposa e colaboradora de Gilmour.

Em seu site, a banda diz que o álbum é "um tributo" ao tecladista Rick Wright, morto em 2008. Em outras ocasiões, o disco havia sido chamado de "o canto do cisne" do músico. Uma das canções de "The endless river" se chama justamente "Autumn '68" ("Outono de 68"), com referência à canção de Wright "Summer '68" (lançada em 1970).

A capa do álbum foi criada pelo egípcio Ahmed Emad Eldin, de apenas 18 anos. Ela segue o estilo de Storm Thorgerson, artista que acompanhou a banda durante a maior parte da carreira. Morto em 2013, ele foi o responsável por capas e fotografias de discos como "Atom heart mother", "The dark side of the moon", "Wish you were here" e "Animals". O trabalho de Eldin foi descoberto por Aubrey Powell, colega de longa data de Thorgerson.

"The endless river" é mais um lançamento de estúdio da banda sem o baixista e principal compositor, Roger Waters. Após várias disputas internas e processos, ele se separou de banda e chegou a pedir a proibição do uso do nome. Sem ele, Gilmour, Mason e Wright gravaram também "A momentary lapse of reason" (1987) e os discos ao vivo "A delicate sound of thunder" (1988) e "P.U.L.S.E" (1995). A banda se reconciliou em 2005, no evento beneficente Live 8, mas nunca mais gravou nem excursionou junta.

O disco estará disponível em CD, vinil, uma edição de luxo (com pôsteres, fotografias e outras exclusividades) e formato digital. Mais detalhes estão disponíveis no site do Pink Floyd.

Faixas de 'The endless river'
Lado 1
Things Left Unsaid
It’s What We Do
Ebb and Flow

Lado 2
Sum
Skins
Unsung
Anisina

Lado 3
The Lost Art of Conversation
On Noodle Street
Night Light
Allons-y (1)
Autumn ’68
Allons-y (2)
Talkin’ Hawkin’

Lado 4
Calling
Eyes to Pearls
Surfacing
Louder Than Words
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!