Baryshnikov chega à Cidade das Artes com 'The Old Woman'

"The Old Woman" estreia na Cidade das Artes (Foto: Divulgação)

Durante os dias 12 e 13 de agosto os cariocas poderão conferir as últimas apresentações do espetáculo "The Old Woman", que estreou na Cidade das Artes no último dia 08 de agosto, na Barra da Tijuca. Criada por Robert Wilson em colaboração com seus intérpretes, o lendário dançarino e ator Mikhail Baryshnikov e o ator internacionalmente reconhecido Willem Dafoe, a peça é uma adaptação da obra homônima do autor russo Daniil Kharms e estreou na Inglaterra em 2013.

Nascido em São Petersburgo em 1905, Kharms sofreu sob o regime stalinista por boa parte de sua vida. Finalmente preso, foi morto por soldados soviéticos nos Gulags com apenas 36 anos de idade. A brevidade da vida de Kharms se assemelha à brevidade de seus escritos de caráter absurdo, alguns dos quais se estendem por pouco mais de um parágrafo.

(Foto: Divulgação)

Uma exceção é "The Old Woman" , uma novela obscura, brilhante e sutilmente política, escrita em 1939. Carregando traços de Beckett e Ionesco em sua narrativa, que acompanha a história de um escritor em dificuldades que não consegue alcançar a paz consigo mesmo e é assombrado pela figura de uma velha mulher, este é talvez o melhor trabalho de um dos maiores autores russos de vanguarda.

Mikhail Baryshnikov e Willem Dafoe dão vida a seus personagens na encenação de Robert Wilson, caracterizados como uma dupla de palhaços, altamente estilizados, revelando o patetismo presente em cada um de seus bizarros encontros. Numa série de tableaux vivants costurados por números de excêntrico vaudeville, o cenário e iluminação marcantes de Robert Wilson, com móveis que flutuam no palco e monolitos de luz branca, fazem um rigoroso contraponto às figuras construídas por Baryshnikov e Dafoe.

Quanto mais dementes são os personagens, mais preciso e austero se torna seu pano de fundo. Isto é, acima de tudo, uma evocação da tirania stalinista, outro tipo de teatro do absurdo.

(Foto: Divulgação)

Ficha Técnica

Projeto Baryshnikov Productions, Change Performing Arts and The Watermill Center project. Comissionado e co-produzido por Manchester International Festival, Spoleto Festival dei 2 Mondi, Théatre de la Ville-Paris/Festival d’Automne à Paris, DeSingel Antwerp. Produção Executiva Change Performing Arts em colaboração com prod.art.br.

Serviço:

"The Old Woman"

Onde: Cidade das Artes - Avenida das América, 5300 - Barra da Tijuca - Tels: 21. 3325-0102
Quando: 12 e 13 de Agosto, às 21h na Grande Sala
Quanto: Consultas de preço em www.ingressorapido.com.br
Classificação: 16 anos
Lotação Máxima: 1250 pessoas

* A casa de espetáculos informa que as galerias laterais da “Grande Sala” possuem visão parcial
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!