'A Conferência dos Pássaros' é tudo o que seu filho queria ver

Por Pablo Pêgas


'A Conferência dos Pássaros' é tudo o que seu filho queria ver (Foto: Divulgação)

Se eu lhe contasse que há muito tempo atrás, havia um Rei chamado Simorgh que vivia alem de sete vales: Vale da Busca, Vale do Amor, Vale do Conhecimento, Vale da Plenitude, Vale da Unidade, Vale do Espanto e Vale da Morte. E que também haviam pássaros que perdidos buscavam alguém que os libertasse. Juntos em uma jornada atrás de um Rei que eles nem mesmo sabem se é real, mas sentem, e comandados pela Poupa, seguem a Coruja, o Perdiz, o Falcão, o Rouxinol, a Garça, entre outros.

Em meio a parábolas, a peça vai te lembrando de coisas que a infância lhe mostrou e você ao crescer simplesmente colocou em uma caixa e nunca mais a visitou. Crer é sentir, amar é respeitar os limites, a morte é um recomeço, libertar do que nos pesa é transcender, aceitar é crescer e se tornar tudo aquilo que esteve guardado dentro de você. Só cruzando os sete vales de cada um seremos capazes de encontrar nosso próprio rei. E é junto com 30 pássaros que nós mergulhamos dentro dos nossos vales.

(Foto: Divulgação)

Eu renovo minha fé no teatro infantil quando vejo peças que nadam contra a correnteza dos contos de fadas já repetitivamente contados e trazem novidades ao palco. A Conferência dos Pássatos traz objetos de cena interessantíssimos que prendem não só a nossa curiosa atenção, mas principalmente a atenção do publico alvo da peça. A pergunta do teatro infantil e a dos pedagogos e professores é: como fazer uma criança se interessar pelo o que eu tenho a mostrar, ou melhor, por quanto tempo serei capaz de entretê-la? - O segredo está no simples bem utilizado! - Elas ainda querem cabanas de lençol e panelas de volantes, ainda querem ouvir histórias, ainda querem imaginar.

Imaginar é tão mais potente que visualizar. Hoje em dia, tudo é tão facilmente visualizado, que a imaginação vem se tornando preguiçosa. Vejo pais repreendendo seus filhos enquanto eles tentam usar a imaginação. A tecnologia veio calar a bagunça! É mais fácil colocar um desenho para seu filho assistir do que dá uma folha e pedir pra ele desenhar, ou levá-lo ao teatro. É uma pena que isso esteja acontecendo. Contudo, eu sou um fã assumido da exceção, e acredito que é ela quem dita a regra. E a regra agora é: leve você e seu filho ao teatro, por favor!

(Foto: Divulgação)

A Conferência dos Pássaros é um poema com cerca de 4.500 linhas, escrito na Pérsia do século XII por Fari Ud-Din Attar. Trata-se de uma das maiores e mais importantes obras da literatura oriental. O diretor, Mauricio Grecco, sonhou em transformar a poesia em peça, e juntar crianças, jovens e adultos para compartilhar desse sonho. Com quatro atores que sabem contar uma história e objetos de cena que fisgam nosso olhar, alçamos facilmente voo rumo a imaginação.

Serviço:

"A Conferência dos Pássaros"

Onde: Oi Futuro Flamengo — Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo (3131-3060)
Quando: Sábados e domingos às 16h até o dia 19/10.
Quanto: R$ 15 (meia R$ 7,50)
Classificação: A partir de 6 anos

Ficha Técnica:
Direção e Dramaturgia: Mauricio Grecco
Baseado na obra de: Farid Ud-Din Attar
Idealização: Carolina Kasting e Mauricio Grecco
Elenco: Carolina Kasting, Carmen Frenzel, Julia Lund e Patrick Sampaio.
Cenografia: Carla Berri
Assitente Cenografia: Rodrigo Duarte
Cenotécnico: Marco Souza e equipe
Figurino: Espetacular! Produções e Artes (Ney Madeira, Pati Faedo e Dani Vidal)
Assistente de Figurinos: Bruma Nattrodt
Adereços e Mecanismos: Derô Martins e Alexandre Guimarães 
Costura: Atelier 3 meninas
Iluminação: Renato Machado
Operador de luz: Rodrigo Lopes
Operador de Som: Gutto Dutra
Direção musical: Tato Taborda
Contra-regra: Rayner Basílio e João Paulo Damata
Projeto gráfico: Lygia Santiago
Fotografia: Nana Moraes
Produção executiva: Daniela Palta
Controller e prestação de contas: Rodrigo Gerstner (ProjAct)
Direção de produção: Isabel Themudo
Realização: Mauricio Grecco e Isabel Themudo
Assessoria de imprensa: João Pontes e Stella Stephany (JSPontes Comunicação)
Professora de Persa: Jaleh Hashemi
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!