‘Crazy for You’ festeja 100 apresentações com casa cheia no Rio

Por Rodrigo Vianna

Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello em cena em "Crazy For You" (Foto: Divulgação)

Entre altos e baixos, o musical “Crazy For You” chegou à sua 100ª apresentação na noite desta sexta-feira (27), no Vivo Rio, no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Estrelado e produzido por Cláudia Raia, a versão nacional “Crazy For You” estreou no dia 23 de novembro do ano passado, no Teatro do Complexo Ohtake Cultural, em São Paulo. De lá, para cá, as críticas não forão tão boas, mas Cláudia e todo elenco acreditaram, e conseguiram aos poucos conquistar o público.

O espetáculo chegou ao Vivo Rio para uma curta temporada depois de uma série de apresentações no Teatro Bradesco, na Barra da Tijuca. Visivelmente emocionada, Cláudia Raia quebrou o protocolo e falou sobre a data no fim do espetáculo: “Hoje é uma noite especial, porque comemoramos 100 apresentações de ‘Crazy For You’. É uma alegria muito grande poder chegar até aqui. Todos que fazem teatro musical sabem o quanto é difícil conseguir chegar até aqui”, disse a atriz.

(Foto: Divulgação)

Cláudia aproveitou, ainda, para agradecer o apoio e carinho de duas pessoas que, segundo ela, foram importantes para a realização do espetáculo: Jarbas Homem de Mello, namorado e colega de cena, e o ator Marcos Tumura, que interpreta o produtor Bela Zangler. A montagem de “Crazy For You” era um sonho antigo de Cláudia Raia. Desde que assistiu ao musical, em 1992, na Broadway, a atriz ficou enlouquecida com a história, mas, segundo ela, não conhecia nenhum ator e bailarino que tivesse as habilidades necessárias para ser seu par em cena, até conhecer Jarbas Homem de Mello.

O musical em números 
E o que não faltam são motivos para comemorar. Afinal, o musical tem 26 atores — e apenas cinco não sapateiam. Dez toneladas de cenário (que viajam em cinco carretas), 130 figurinos, 32 microfones sem fio (alguns só para captar o som do sapateado). Ao Jornal O Globo, Cláudia disse que, a sua personagem, Polly Baker, a durona filha do dono de um teatro em Pedra Morta, no interior dos Estados Unidos, nem é o grande papel de sua vida. Mas o de seu par romântico, Bobby Child, o bon vivant da cidade grande, que passa o tempo todo como se estivesse em um musical, ela considerava “um personagem único para um ator”.

(Foto: Divulgação)

No musical, Jarbas Homem de Mello é Bobby Child, um herdeiro playboy de Nova York, que, apesar da insistência da mãe, não tem o menor interesse pelos negócios da família e só quer saber de cantar e dançar.

A contragosto é enviado à pequena e pobre cidade de Pedra Morta, no oeste americano, para cobrar uma dívida e fechar o teatro local. Mas, ao chegar lá, se apaixona perdidamente pela durona Polly, interpretada por Cláudia Raia, filha do proprietário do estabelecimento. “É uma história leve e divertida, para a família inteira”, adianta a atriz, que também produz o espetáculo em parceria com Sandro Chaim e com a Coarte. A direção-geral é de José Possi Neto.

As músicas têm as melodias originais do lendário compositor americano George Gershwin com versão brasileira assinada por Miguel Falabella, que traduziu as letras em inglês de Ira Gershwin para o português. Sob direção musical de Marconi Araújo, “Crazy for you” conta com uma grande orquestra, composta por 14 músicos, regida em cena pela maestrina Beatriz de Luca.

(Foto: Divulgação)

Com a coreografia original da Broadway, criada pela americana Susan Stroman (ganhadora de um Tony Award por essa obra), o musical conta com um elenco de 26 atores, bailarinos e sapateadores. Esse grupo foi ensaiado por AngeliqueIlo, artista com 27 anos de experiência em musicais americanos, enviada por Susan especialmente para esse projeto. Angelique contou com a supervisão do americano Jeff Whiting e com a ajuda da coreógrafa residente, a sapateadora, Chris Matallo.

“Crazy for you” une o requinte e o glamour da Broadway com o mais puro estilo country do velho oeste. Essa mistura está representada nos cenários de Duda Arruk, no figurino de Fábio Namatame e na iluminação de Wagner Freire.

Um desejo
Montar “Crazy for you” no Brasil é uma vontade antiga de Cláudia Raia. Ela conta que desde que assistiu à versão original da Broadway, em 1992, ficou completamente envolvida pelo espetáculo. “Depois que a sessão acabou, permaneci lá sentada, encantada, imaginando o sucesso que um musical daquela qualidade faria no meu país. Mas àquela época pensei que não tínhamos um ator e sapateador aqui que conseguisse dar vida ao Bobby Child. A ideia ficou na minha cabeça muitos anos até que conheci o trabalho do Jarbas. Quando soube o quanto ele sapateava, imediatamente pensei: encontrei o Bobby!”, conta a atriz.

(Foto: Divulgação)

Bobby e Polly
Bobby Child e seu intérprete, Jarbas Homem de Mello, têm em comum o gosto pelos musicais e o talento para cantar e dançar. “Ele é um bonvivant, um sonhador, que vive o tempo todo como se estivesse em um musical. É delicioso interpretá-lo”, descreve Jarbas. “Estou muito feliz em participar de um projeto desse tamanho, o primeiro do gênero no Brasil, e mais feliz ainda por estar fazendo isso ao lado da Cláudia, uma das responsáveis pela consolidação do teatro musical brasileiro”, acrescenta.

Par romântico de Bobby, Polly Baker, vivida por Cláudia Raia, é uma mulher que foi criada por homens e só convive com eles. Uma mocinha durona, do interior, que por causa do amor começa a despertar seu lado feminino e romântico. “Com a Polly estou tendo que trabalhar uma atitude masculina que é o meu oposto”, explica Cláudia, que comemora a realização de mais um sonho musical. “Estou sentindo um orgulho danado por termos conseguido reunir um elenco de altíssima qualidade, que canta, dança e sapateia. Quando comecei, há 30 anos, isso era inimaginável”, comemora.

(Foto: Divulgação)

Com a coreografia original da Broadway, criada pela americana Susan Stroman (ganhadora de um Tony Award por essa obra), o musical conta com um elenco de 26 atores, bailarinos e sapateadores. As músicas têm as melodias originais do lendário compositor americano George Gershwin com versão brasileira assinada por Miguel Falabella, que traduziu as letras em inglês de Ira Gershwin para o português. Sob direção musical de Marconi Araújo, Crazy for you conta com uma grande orquestra, composta por 14 músicos, regida em cena pela maestrina Beatriz de Luca.

O elenco passou três meses inteiramente dedicado à preparação para o espetáculo. Os protagonistas Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello viveram uma rotina que compreendia 10 horas diárias de trabalho de segunda a sábado. Além dos ensaios, eles fizeram aulas de canto, ballet, sapateado, pilates e musculação para estarem preparados física e vocalmente.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!