'Cássia Eller - O Musical' traz para os palcos a vida da cantora na íntegra

Da Redação

(foto: Reprodução/ Internet)
“Sou fera, sou bicho, sou anjo e sou mulher”. Os versos de Renato Russo que Cássia Eller cantou por tantos anos falam muito sobre a personalidade dessa artista, uma verdadeira fera nos palcos, mas que podia ser um bicho arredio fora dele, mulher de poucas palavras, cantora de infinitos sons e uma voz tamanha. Doce e amiga na vida, forte e surpreendente na arte. Com menos de 40 anos de vida e 20 de carreira, Cássia Eller partiu no auge e deixou uma obra eterna. Essa trajetória será encenada pela primeira vez em ‘Cássia Eller – o musical’, que estreia no dia 29 de maio no CCBB-RJ, com direção de João Fonseca e Vinícius Arneiro, idealização de Gustavo Nunes e produção da Turbilhão de Ideias. O espetáculo tem patrocínio do Grupo Segurador Banco do Brasil e Eletrobrás, co-patrocínio da ONS e Finep e é uma realização do  Ministério da Cultura e Governo Federal.

O papel título será interpretado por Tacy de Campos,  atriz e cantora de Curitiba, que foi escolhida entre mais de 1000 candidatas que se inscreveram para as audições, quando foi definido também todo o elenco, com mais seis atores, além da protagonista: Eline Porto, Emerson Espíndola, Evelyn Castro, Jana Figarella, Mario Hermeto e Thainá Gallo.

Tacy de Campos como Cássia Eller (foto: Divulgação)
O texto de Patrícia Andrade flagra Cássia ainda antes do início da carreira e acompanha toda a sua trajetória musical - dos primeiros passos como cantora a sua explosão nacional - sem deixar de lado seus amores, em especial Maria Eugênia, sua companheira com quem criou o filho Chicão. A autora fez um amplo mergulho na obra de Cássia e entrevistou familiares e amigos que a ajudaram a construir um mosaico fiel sobre a história da cantora.

Diretor de musicais consagrados sobre a vida de outros astros da música brasileira como Cazuza e Tim Maia, João Fonseca revela que tem um apreço especial porCássia Eller. “Ela foi a única que conheci pessoalmente, além de ter visto todos os shows dela que pude. Ela assistiu a ‘O casamento’, meu primeiro espetáculo, nove vezes e sempre foi muito carinhosa comigo. A partida precoce dela foi um choque”.

A direção musical é de Lan Lan, que tocou anos com Cássia e tem total propriedade  na obra da cantora. O roteiro passeia desde uma criação autoral quase obscura, como ‘Flor do Sol’, até algumas canções que ficaram imortalizadas por ela, como ‘Malandragem’ (Cazuza/Frejat), ‘Socorro’ (Arnaldo Antunes/Alice Ruiz), ‘Por enquanto’ (Renato Russo) e ‘Gatas extraordinárias’ (Caetano Veloso). O amigo Nando Reis, que é também personagem do espetáculo, comparece com várias composições no repertório como ‘All Star’, ‘O Segundo Sol’, ‘Relicário’, ‘Luz dos Olhos’, ‘As coisas tão mais lindas’ e ‘E.C.T’, entre outras.

Embora não gostasse de compor, Cássia tornava- se coautora de tudo que cantava e tinha uma versatilidade que a permitia transitar por todos os estilos musicais. A presença no roteiro de canções como ‘Come Together’ (Lennon/McCartney), ‘Nós’ (Tião Carvalho),  ‘Non, Je Ne Regrette Rien’ (clássico na voz de Piaf, de Michel Vaucaire e Charles Dumont) e ‘Na cadência do samba’  (Ataulfo Alves / Paulo Gesta) reforçam a pluralidade do repertório da artista.

A ficha técnica do espetáculo completa-se com os figurinos de Marília Carneiro, iluminação de Maneco Quinderé, cenários de Nello Marrese e direção de movimento deMárcia Rubin.

Ficha técnica

PATROCÍNIO
Grupo Segurador Banco do Brasil e Eletrobrás

CO-PATROCÍNIO
ONS e Finep

REALIZAÇÃO
Ministério da Cultura e Governo Federal

TEXTO
Patrícia Andrade

DIREÇÃO
João Fonseca e Vinícius Arneiro

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO
Gustavo Nunes

DIREÇÃO MUSICAL
Lanlan

CODIREÇÃO MUSICAL
Fernando Nunes

ELENCO (ordem alfabética)
Eline Porto, Emerson Espíndola, Evelyn Castro, Jana Figarella, Mario Hermeto, Tacy de Campos e Thainá Gallo

DIREÇÃO DE MOVIMENTO
Márcia Rubin

FIGURINISTA
Marília Carneiro

CENÓGRAFO
Nello Marrese

VISAGISMO
Beto Carramanhos

DESIGN DE LUZ
Maneco Quinderé

DESIGN DE SOM
Marcelo Claret

ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO
João Pedro Madureira

ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO DE MOVIMENTO
Luar Maria

REPRESENTANTE DO ESPÓLIO DA FAMÍLIA DA CÁSSIA ELLER
Rodrigo Garcia

GERENTE DE PRODUÇÃO
Joana Motta

PRODUÇÃO EXECUTIVA
Renata Costa Pereira

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO
Tamara Ganem

EQUIPE MUSICAL:

PREPARAÇÃO VOCAL
Marco Dantonio

PIANISTA ENSAIADOR
Felipe Caneca

IDEALIZAÇÃO
Gustavo Nunes

UMA PRODUÇÃO
Turbilhão de Ideias

Serviço:
Local: Teatro CCBB RJ (Rua Primeiro de Março, 66 - Centro)
Pré-estreia: 28 de maio de 2014 (quarta-feira)
Período: 29 de maio a 20 de julho de 2014
Dias e horários: de quarta a sexta-feira, às 19h, sábado às 19h30 e domingo às 19h.
Entrada: R$10,00 inteira/ R$ 5,00 meia

Classificação etária: 14 anos
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. OI,pessoal!
    Terá turnê nacional?
    Parabéns pela iniciativa e escolha do elenco.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!