Retrospectiva 2013: Veja o que foi destaque no Teatro

Por Rodrigo Vianna


Chegamos ao fim de mais um ano. Um ano de grandes estreias, de revelações, de surpresas e de muito sucesso. Neste domingo (29), o Contracenarte inicia sua retrospectiva 2013. No palco, foram muitos os destaques, desde espetáculos que caíram no gosto do público a produções que marcaram história. Isso foi apenas um aperitivo do que estar por vir. 2014 reserva muitas novidades, como a estreia dos musicais “Todos os musicais de Chico Buarque”, da dupla Charles Moeller e Cláudio Botelho, e “Ghost”. Sem dúvida, 2013 foi um ano de emoções e de cenas memoráveis.

E para você? Qual foi o maior destaque de 2013? Deixe o seu comentário.

As grandes estreias, as perdas, os micos, os grandes fatos que marcaram a cultura em 2013. Durante os dias 29, 30 e 31 de dezembro, o Contracenarte fará um retrospectiva e mostrará o que foi destaque no Teatro, no Cinema e na Música. O público poderá relembrar as maiores estreias e reviver cada momento. Por dia, vamos trazer os dez maiores fatos do ano, com imagens, vídeos e um pequeno resumo. Romance, comédia, musicais, drama e terror. Nada escapou das mãos dos nossos arteiros, que trouxeram informações direto do backtage. Pegue a sua pipoca, e divirta-se!

A seguir, relembre os 10 maiores destaques no Teatro em 2013:

1. “O Rei Leão – O Musical”:
Épico, moderno e emocionante. Assim é o espetáculo “O Rei Leão – O Musical”, que está em cartaz no Teatro Reanault, em São Paulo, desde o dia 28 de março. Como fã de musicais, especialmente do universo de Simba e seus amigos, a expectativa para conferir de perto a versão brasileira de um dos maiores clássicos era tanta, que foi difícil segurar a ansiedade. Com ingressos esgotados em todas as sessões, foi praticamente impossível conseguir um lugar na plateia. Mas conseguimos. E posso dizer: “O Rei Leão – O Musical” é uma grande obra de arte.

(Foto: Divulgação)


2. “Rock in Rio – O Musical”:
Da Cidade do Rock para a Cidade das Artes. Após meses de expectativa, “Rock in Rio – O Musical” chega aos palcos com a mesma ousadia e vigor do maior festival de música do mundo. Com orçamento de R$ 12 milhões e produção 100% made in Brasil, o musical impressiona. O Contracenarte marcou presença na estreia para convidados, no dia 8 de janeiro, na então recém-inaugurada Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e conferiu de perto essa megaprodução, que trouxe de volta o clima das 4 edições nacionais do Rock in Rio.

(Foto: Divulgação)


3. “A Família Addams – O Musical”:
Impressionante e inteligente. Assim é o espetáculo “A Família Addams – O Musical” que estreou no dia 10 de janeiro, no Vivo Rio. Após uma temporada de imenso sucesso em São Paulo com 350 mil, a megaprodução dirigida por Jerry Zaks e produzida pela Time For Fun, enfim, chegou à Cidade Maravilhosa. Fazendo jus ao estilo do seu criador, o cartunista Charles Addams (1912-1988), a versão nacional de “A Família Addams – O Musical” mantém o tipo de humor mais próximo do macabro, do gótico e constante. Durante suas quase três horas de duração é impossível não rir.

(Foto: Divulgação)


4. “Como Vencer na Vida sem fazer Força”:
Mentir, puxar o tapete do outro e bajular o chefe. Essa é a fórmula usada pelo limpador de janelas J. Pierrepont Finch para subir na vida. Farsante e irônico, Finch é o esperto protagonista que manipula o chefão J. B. Biggley no musical “Como Vencer na vida sem Fazer Força”, que estreou no dia 8 de março, no Teatro Oi Casa Grande. O novo espetáculo da dupla imbatível Chales Moeller e Cláudio Botelho aposta no humor pastelão e diverte com boas piadas e números musicais que transformam a Cidade Maravilhosa na Broadway brasileira. De fato, “Como Vencer na Vida” é um delicioso deboche ao mundo corporativista.


5. “Cazuza – O Musical”:
“Você está vivo: esse é o seu espetáculo!”. A famosa frase escrita por Cazuza traduz perfeitamente o mais novo musical inspirado em sua vida: “Cazuza: Pro dia Nascer Feliz – O Musical”, que está em cartaz desde o dia 4 de outubro, no Theatro Net Rio, em Copacabana, na Zona Sul carioca. Dirigido por João Fonseca, o espetáculo é uma biografia viva do cantor, sem deixar de fora seus principais momentos como o início da carreira no “Barão Vermelho” e a Aids. No entanto, sem dúvida, o musical impressiona pela semelhança vocal do protagonista Emílio Dantas com o cantor.

(Foto: Divulgação)


6. “Elis, a Musical”:
O espetáculo "Elis, A Musical" é um dos mais brilhantes e emocionantes que assisti nos últimos tempos. O Contracenarte teve a oportunidade de conferir o musical de perto durante uma apresentação para convidados, na noite de 13 de novembro, no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon, no Rio de Janeiro. O musical está longe de ser biográfico, pelo contrário, fala-se muito pouco sobre o fim da carreira da cantora. Com texto de Nelson Motta, "Elis, A Musical" tem a direção de Dennis Carvalho.

(Foto: Divulgação)


7. “L’Immédiat”:
Espetáculo de Camille Boitel, “L’Immédiat” – apresentado pela companhia homônima – chegou ao Rio de Janeiro no dia 26 de outubro. Aclamada pela crítica internacional, a apresentação é reconhecida como uma das montagens mais impactantes da atualidade e pôde ser vista no Teatro Bradesco Rio. Em um palco repleto de escombros, a cada cena revelam-se torres e pilhas de escombros, armadilhas entre as quais sete artistas acrobatas, de mente e corpo ágeis, tentam esgueirar-se, enquanto o público ri da enorme bagunça que é o cenário.

(Foto: Divulgação)


8. “O Dia em que Raptaram o Papa”:
Imagine se um dia você acordasse com a seguinte notícia: “O Papa foi sequestrado”. O mundo consideraria este como o maior crime da história, até mesmo o que não são adeptos ao catolicismo. Um mês após a visita do Papa Francisco ao Rio de Janeiro, pela Jornada Mundial da Juventude, o pontífice voltou a ser destaque na Cidade Maravilhosa, mas dessa vez, no teatro. O Contracen@rte conferiu no dia 24 de agosto à apresentação de “O Dia em que Raptaram o Papa”, que ficou em cartaz no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea, na Zona Sul.

(Foto: Divulgação)


9. “Atreva-se”: 
Mistério, suspense, humor e muito de cinema noir. Não, não estou falando de um filme, mas do espetáculo “Atreva-se”, dirigido pelo mestre Jô Soares, em cartaz no Teatro do Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Imagina transformar um palco de teatro numa grande tela em preto e branco e ali reunir personagens dignos de um produção de Hitchcock, mas com o humor afiado de Tarantino e uma trilha sonora a la “Psicose”. Assim é “Atreva-se”, que devido ao grande sucesso teve a temporada prorrogada até o dia 26 de maio.

(Foto: Divulgação)


10. “Tudo por um PopStar – O Musical”:
A loucura pelos “divos” do pop chegou ao teatro. Prepare-se para gritar, cantar e até desmaiar. Não, não estou falando de algum show do Justin Bieber ou One Direction, mas do espetáculo “Tudo por um PopStar – O Musical”, que estreou no dia 12 de janeiro,  no Teatro Clara Nunes. O Contracenarte marcou presença na estreia VIP e conferiu de perto essa grande produção que promete agradar fãs de todas as idades. Com tantos hits, foi quase impossível ficar parado durante as 1h30 de espetáculo.

(Foto: Divulgação)

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!