Ora Pois!: Lisbon&Estoril Film Festival volta a Lisboa com novidades

Por Elisa Veiga
Do Contracenarte, em Portugal

Roman Coppola (â direita)  foi um dos convidados (Foto: Divulgação)

Até amanhã (18), o LEFFEST 2013 acontece com uma programação diversificada em Lisboa, Portugal, indo muito além do cinema. Música, literatura e artes plásticas também fazem parte do festival. A novidade deste ano é a abertura da área competitiva à produção mundial. Antes se restringia apenas às produções europeias.


Pré-estreias, homenagens e retrospectivas também marcam o festival e traz a Portugal nomes renomados do cinema como: James Gray, Abdellatif Kechiche, Gianfranco Rosi, Fanny Ardant, Wong Kar-Wai, entre outros. Já no mundo literário, nomes como Paul Auster, Don DeLillo e J.M. Coetzee são alguns dos muitos convidados confirmados para esta edição. 

(Foto: Divulgação)

Destaca-se, ainda, a Mostra de cinema Ibero-americano – 15 anos, 15 filmes, que acontece no Cinema Monumental de 11 a 15 de novembro e inclui a pré-estreia do filme Pelo Malo de Mariana Rondón.

Seleção Oficial – Fora de Competição
A par dos filmes em competição oficial, onde se destacam jovens cineastas emergentes, acontece a Seleção Oficial – Fora da Competição. Este segmento exibe em pré-estreia nacional vários filmes de reconhecidos autores internacionais. Com destaque para A Vida de Adèle: capítulos 1 e 2, de Abdellatif Kechiche, vencedor da Palma de Ouro de Cannes. La Vénus à la Fourrure, filme de abertura do festival e o mais recente de Roman Polanski, e Inside Llewyn Davis, de Joel e Ethan Coen são outras das exibições que ressaltamos.

(Foto: Divulgação)

Homenagens e Retrospetivas
O encenador, diretor e crítico português Jorge Silva Melo é um dos homenageados nesta edição do LEFFEST com uma retrospetiva dos seus filmes e uma leitura pública. James Gray é também um dos diretores homenageados. O americano vem a Portugal apresentar o filme de encerramento, The Immigrant e dar uma masterclass. Gianfranco Rosi e Alain Guiraudie também marcam presença no evento, que inclui retrospetivas dos dois diretores. Sacro Gra, vencedor do Leão de Ouro de Veneza e o Desconhecido do Lago, são as pré-estreias que vêm exibir.

Cinemart – Street Art
O LEFFEST converge com o cinema outras formas de arte. Paralelamente realizam-se também espetáculos de música e dança, assim como uma exposição. VHILS, cujo nome de nascença é Alexandre Farto, é o artista de arte urbana em destaque no festival. A sua obra encontra-se espalhada por muros e paredes onde escava retratos com martelos pneumáticos, explosivos ou ácido. O festival integra uma exposição de VHILS e a exibição de vários vídeos de artistas de Street Art. AKAY, BLU ou Angelo Milano são retratados nestes filmes.

(Foto: Divulgação)

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!