'Festas do Mar' agitam Cascais com cultura, arte e tradição

Por Elisa Veiga
Do Contracenarte, em Portugal

(Foto: Divulgação)

Como todos os anos, Cascais, em Portugal, fica mais animada em agosto. As Festas do Mar movimentam a cidade com espetáculos diários, mostras de artesanato, gastronomia e muita animação. O britânico Craig David abriu as Festas do Mar 2013 no dia 16 de agosto. Já o encerramento vai ser por conta da banda Xutos & Pontapés. Todos os dias possuem concertos de artistas renomados nacional e internacionalmente como: António Zambujo, Miguel Gameiro, Expensive Soul, João Pedro Pais, Resistência e muitos outros.

Neste ano,  as Festas do Mar terão todas as primeiras partes dos shows asseguradas por bandas de Cascais apostando fortemente na promoção do talento local. Além das animações que começam às 20h30 nos dias das Festas do Mar, o último dia (25) é marcado pela procissão em honra de Nossa Senhora dos Navegantes, às 15h, com barcos tradicionais na Baía de Cascais.

(Foto: Divulgação)

Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes
É uma festa tradicional de terras de pescadores, a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes decorre no Verão e inclui um cortejo pelas ruas do centro histórico e por mar no concelho de Cascais. A partida começa na Igreja Matriz, a procissão é acompanhada pelas famílias de pescadores trajadas a rigor. No molhe de atracação junto à praia da Ribeira, a procissão avançar em direção ao mar. A procissão segue por mar. Durante o percurso, de ida e volta, são lançadas flores à água. E, de regresso ao cais, o cortejo faz novamente o caminho de volta à Igreja Matriz.

Em Cascais, esta procissão não é muito antiga. Até à década de 50 realizava-se a romaria a Nossa Senhora da Guia - agora incorporada nesta procissão - à qual acorriam até lisboetas. Esta romaria derivava de uma promessa feita pelos vereadores de Lisboa, no primeiro quartel do século XVI. A tradição esmoreceu, mas na procissão de Nossa Senhora dos Navegantes é ainda a Guia o ponto culminante do percurso por mar.
Festas do Mar.

(Foto: Divulgação)

A procissão de Nossa Senhora dos Navegantes integra as Festas do Mar, herdeiras da Festa dos Pescadores lançada em 1965, por iniciativa do capitão-tenente António Cardoso. No ano seguinte, a já denominada Festa do Mar foi um sucesso e a Capitania e contou com a colaboração da Casa dos Pescadores, Junta de Turismo e Câmara Municipal. Em 1968, o jornal "A Nossa Terra" reatou a Festa do Pescador, repetindo a iniciativa em 1970. Após uma interrupção de duas décadas, as Festas do Mar regressaram em 1992.

(Foto: Divulgação)

Programação: 

16 agosto – Mia Rose – Craig David
17 agosto – D.A.M.A – Miguel Gameiro 
18 agosto – Carolina Deslandes – João Pedro Pais
19 agosto – Capitães da Areia – Resistência
20 agosto – Diego Gil Fortoul – António Zambujo
21 agosto – Dengaz – João Gil e Amigos
22 agosto – The Black Mamba – Mónica Ferraz
23 agosto – ColdFinger – Tiago Bettencourt
24 agosto – CAE – Expensive Soul
25 agosto – Ténis Bar – Xutos & Pontapés

Animações a partir das 20h30
Fogos de artifícios: 16, 17, 24 e 25 de agosto
Encontro de barcos tradicionais: 16 e 17 de agosto
Procissão em honra de Nossa Sra. dos Navegantes: 25 de agosto, 15h
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!