Feira do Livro de Lisboa 2013 surpreende com novidades

Por Elisa Veiga
Do Contracen@rte, em Portugal


(Foto: Reprodução/Internet)

A 83ª edição da Feira do Livro de Lisboa acontecerá, assim como nos anos anteriores, no Parque Eduardo VII, em Lisboa de 23 de maio a 10 de junho de 2013. Organizada pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), a Feira tem como objetivo promover e difundir livros e obras multimédia em língua portuguesa. Além de estimular o hábito da leitura. A edição deste ano conta com algumas novidades para os visitantes com uma programação cada vez mais enriquecida para toda família.

Além disso, esta é a primeira vez que a Feira do Livro de Lisboa contará com uma equipe de voluntários para diferentes atividades. São elas: apoio à equipa de comunicação/assessoria de imprensa; apoio à organização; apoio nas atividades da zona infantil; apoio aos visitantes da Feira nas zonas de Informação; aconselhamento literário aos visitantes; apoio aos visitantes da Feira com mobilidade reduzida.

(Foto: Reprodução/Internet)

Estarão presentes também autores portugueses como José Rodrigues dos Santos ou João tordo, para duas conferências no dia 25 de maio que acreditam ser um grande espaço de discussão sobre questões importantes para a literatura atual. As Bibliotecas Municipais – que desde 2010 colaboram neste evento – participarão organizando sessões de leitura, mais uma vez reforçando o papel da literatura para jovens e crianças.

Alguns museus da cidade, como o Museu da Cidade e o Museu da Marioneta, estarão também envolvidos em atividades que acreditam dinamizar a Feira do Livro de Lisboa.
Para Susana Silvestre, coordenadora da Rede de Biblioteca de Lisboa, urge “perceber o que as pessoas querem e como as bibliotecas podem ser uma mais valia”.

Este objetivo prende-se também com a presença no recinto de um Clube da Leitura, promovido por várias Comunidades de Leitura como o grupo Paisagens Literárias de Lisboa ou a livraria Bulhosa. Pretende-se, com esta iniciativa, fazer ouvir a voz dos leitores neste evento – leitores esses sem os quais a Feira do Livro não faria sentido.

Na sequência do êxito verificado nos anos passados, repete-se este ano a oportunidade comercial na última hora da Feira, designada por “hora_H”, que consite de 2.ª a 5.ª feira, na segunda e terceira semanas, durante a última hora da Feira - 22h00 às 23h00 - venda de livros, fora dos 18 meses do preço fixo, com o mínimo de 50% de desconto.

A Feira do Livro de Lisboa é a maior em Portugal – com perto de cem mil títulos distribuídos por mais de duas centenas de pavilhões e centenas de editores, chancelas, alfarrabistas e livreiros presentes.

Clube da Leitura
Na 83ª edição da Feira do Livro os visitantes poderão participar no Clube da Leitura, uma iniciativa promovida pelas Comunidades de Leitura da Grande Lisboa e que tem como objetivo incentivar a partilha de ideias, interpretações e emoções.

Nestas sessões, os participantes poderão ler em comunidade, discutir e conversar sobre os livros selecionados. Fique a par do programa completo aqui e confirme a sua presença. 

Serviço:

Feira do Livro de Lisboa

23 de Maio 2013
17h00 - Inauguração da Feira

De 2ª a 5ª - das 12h30 às 23h
Sextas - das 12h30 à 00h
Sábados - das 11h à 00h
Domingos - das 11h às 23h

Véspera de Feriado (09/06) - das 11h à 00h
Feriado (dia 10/06) - das 11h às 23h
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!