IndieLisboa festeja 10 anos com 244 filmes independentes

Por Elisa Veiga
do Contracen@rte, em Portugal

Cartaz do IndieLisboa'13 (Foto: Divulgação)

Com o slogan “Hollywood está a ficar sem ideias”, o IndieLisboa’13, chega a sua décima edição.  O Festival Internacional de Cinema Independente ocorre entre 18 e 28 de abril e, dos 3906 filmes recebidos, 244 (80 longas e 164 curtas metragens) foram selecionados para as várias sessões do festival.

Com duração de 11 dias,  a 10ª edicao do Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa caracteriza-se pela apresentação de longas e curtas metragens, obras de ficção, filmes de animação, experimentais e documentários. O objetivo principal é a promoção e divulgação de obras e autores nacionais e estrangeiros ao público em geral e aos profissionais do setor.

Este ano, 48 filmes portugueses foram selecionados (10 longas e 38 curtas metragens) e 22 dos quais integram a competição nacional. Isto mostra o crescente incentivo e promoção do cinema português no mundo. Aproximar o universo do cinema contemporâneo do maior número de pessoas especializados e não-especializados, adultos e infanto-juvenis é o mote deste evento.

'
"No" abre o festival (Foto: Divulgação)

10 anos, 10 artes 
Exposição colectiva composta por 10 obras de 10 artistas a convite do festival. Serão exibidas obras realizadas nas áreas da música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura,  performance, fotografia, quadrinhos e arte digital.

Quando surgiu em 2004, o IndieLisboa apresentou-se como um festival internacional de cinema de caráter generalista e inclusivo aberto a todos os gêneros. Afirmou-se também como um local de descoberta de novos autores, ao mesmo tempo que procurou acompanhar o trabalho de autores mais consagrados mas com insuficiente presença em Portugal. Quis ainda potenciar a visibilidade do cinema português nacional e internacionalmente, acompanhando de perto o amadurecimento e de realizadores e produtores.

Para comemorar a décima edição, o IndieLisboa preparou uma programação vasta com um conjunto diversificado de atividades paralelas com o apoio de parceiros como Culturgest EGEAC/CinemaSao Jorge, Instituto de Cinema e Audiovisual, da Camara Municipal de Lisboa programa MEDIA da Uniao Européia, entre outros.

O IndieLisboa’13 vai trazer para os expectadores portugueses a o que há de novo na cinematografia nacional e internacional, com um total de 234 sessões de cinema divididas em cinemas da cidade como: Culturgest, Cinema São Jorge, Cinema City Alvalade e Cinemateca – Portuguesa Museu do Cinema.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!