É big, é big, é big! Contracen@rte festeja 1 ano de artimanhas


Há um ano, dois amigos comunicólogos apaixonados pela arte decidiram montar um blog voltado só para cultura, no Rio de Janeiro. Sem dinheiro no bolso, mas com muita força de vontade e criatividade, eles arriscaram e começaram a produzir resenhas, críticas e matérias sobre tudo que rolava de mais quente no cenário cultural carioca. Nascia então naquele dia 10 de abril de 2012 o então blog Contracen@rte. O nome surgiu de uma conversar da dupla que apostava em algo que pudesse unir as três artes: o teatro, o cinema e a música.

O que você quer ver no Contracen@rte? Deixe a sua sugestão no fim da matéria!

Aos poucos, novos colegas se juntaram ao projeto, e com apenas um mês de vida, o Contracen@rte ganhava o seu domínio e deixava de ser blog para ter status de site. Com o objetivo de trazer o melhor da cultura para os “arteiros” de plantão, o Contracen@rte chegou com a proposta de ser uma página repleta de aventuras, suspense, comédia e, claro, muita arte. Desde então, o público pode conferir artigos e comentários de espetáculos em cartaz no Rio de Janeiro e também fora do Rio, os últimos lançamentos das telonas e dos shows que irão marcar o cenário musical da atualidade.

"A Família Addams - O Musical" (Foto: Divulgação)

Transformar as ruas num grande palco e fazer da cidade o cenário é um dos desafios que nos dispomos a enfrentar. Afinal, quem vive de arte artista não é? Sem pretensão, nós do Contracen@rte não queremos chamar a atenção ou influenciar a opinião do público, mas sim, trazer um olhar do que rola de mais novo no mundo da arte. Toda semana, nossa equipe de colaboradores traz notas, informações e dicas para você montar a sua própria agenda cultural. O teatro se torna o nosso personagem principal e aqui há espaço para que o público também possa fazer a sua divulgação.

Da rotundra ao proscênio, nada passar despercebido pelo olhar do Contracen@arte. Não somos especialistas, amantes. Não somos protagonistas, plateia. Aos poucos, ganhamos credibilidade e assumimos um compromisso com o artista e com o público. Afinal, o nosso papel é ser um grande palco, onde o ator, cantor e expositor pode apresentar o seu trabalho e ter contato direto com o público. Toda semana, nos propomos a trazer uma nova resenha de algum espetáculo teatral ou uma matéria completa sobre um show na cidade. E o público, claro, pode mandar suas sugestões por e-mail ou redes sociais.

Novidades
Como parte das comemorações de aniversário, o Contrancen@rte lançou em março duas novas séries especiais: o “Encena” e o “Ora pois!”. “Encena” é uma série especial que traz entrevistas com nomes do teatro e da música que têm se destacado no cenário cultural carioca. Todo sábado, o público em casa pode conhecer um pouco mais sobre o trabalho desses artistas. A sua história, trajetória, carreira, trabalhos atuais e experiência. Tudo será contado com exclusividade para o nosso portal, trazendo o público para mais perto do artista.

Bastidores de "Shrek - O Musical" (Foto: Rodrigo Vianna/Contracen@rte)

O “Encena” surgiu da ideia de apresentar os jovens atores que têm se destacado no cenário cultural do Rio. A cada semana, vamos trazer um convidado diferente, junto com um vídeo e um ensaio fotográfico feitos por nossa talentosa equipe de arteiros. Afinal, como o nome já diz, vamos colocar esses “artistas revelação” “em cena” e mostrar as suas caras. O público também pode participar do “Encena” enviando sugestões, dicas e até mesmo reclamações. Para isso, basta acessar o Fale Conosco, que a sua opinião será levada em consideração pelos nossos arteiros.

Contracen@rte made in Lisboa
Estamos na terra de nossos patrícios! O Contracen@rte atravessou o Atlântico e desde o dia 31 de março tem um espaço de intercâmbio cultural, o “Ora pois!”. Vamos divulgar, mostrar e conferir o que acontece na cultura portuguesa. Mas muito além disso: vamos aproximar culturas e fazer você entrar um pouco neste mundo lusitano. A série “Ora pois!” também parta das comemorações de 1 ano do site, que cresce a cada dia. Todo domingo, vamos trazer uma matéria especial direto de Lisboa, através da nossa Arteira Elisa Veiga, que vive na terrinha e é uma apaixonada pela cultura portuguesa.

Espaço Brasil, em Lisboa (Foto: Divulgação)

Música, teatro, cinema e arte portuguesas estarão reunidas num só lugar. Aqui você fica por dentro de todas as novidades que agitam o cenário cultural da capital Lisboa. Embarque em nossa caravela e vamos voltar no tempo e conhecer um pouco da história dos nossos colonizadores. A cultura portuguesa assenta num passado que remonta à época pré-histórica e foi fortemente influenciada por uma diversidade de povos e costumes ao longo dos anos. Isso tudo poder ser visto até hoje pelas ruas de Lisboa.

O que vem por aí...
E as novidades não param por aí. O Contracen@rte estreia em maio mais uma série especial, o “Tá na rua”, que vai apresentar artistas que buscam o seu lugar ao sol se apresentando nas ruas do Rio de Janeiro. Vamos mostrar o trabalho e as dificuldades enfrentadas pelos artistas que sonham com a fama se apresentando nas vias mais movimentas da Cidade Maravilhosa. A ideia é descobrir talentos como a britânica Jesuton, de 27 anos, que foi descoberta nas ruas pelo apresentador Luciano Huck e se tornou um fenômeno em menos de 10 meses.


E é com o mesmo espírito arteiro e inovador que o Contracen@rte festeja o seu primeiro ano de vida. Um site novo, mas com cara de veterano. Muita coisa boa ainda está por vir, e você é o nosso convidado especial dessa festa. Seja você o artista e mergulhe com a gente num mundo repleto de arte, música e conhecimento. É com essa mesma garra que manteremos o nosso trabalhamos e reafirmamos o nosso compromisso com os arteiros e produções de todo Brasil, afinal, as cortinas já foram abertas, o espetáculo tem que continuar.

Contracene, seja o Artista!

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!