Alcântara celebra com caipifruta e grafiti o ano Brasil-Portugal

Por Elisa Veiga
do Contracen@rte, em Portugal


(Foto: Elisa Veiga/Contracen@rte)

O Contracen@rte estreia neste domingo (31) a sua série especial "Ora pois!", com matérias quentinhas direto de Portugal. Estamos em Lisboa, mas há um cantinho especial que nos transporta para terras de Vera Cruz e nos faz sentir em casa. Alcântara, mais precisamente dentro do complexo da LxFactory, encontramos o Espaço Brasil, que abriu as portas em 16 de novembro de 2012 como parte das comemorações do Ano Brasil em Portugal com o objetivo de divulgar a cultura brasileira contemporânea.

Ao chegar no local, a primeira coisa que nos prende a atenção são as ilustrações ao estilo grafiti que abraçam toda a estrutura exterior, de autoria do artista pernambucano Derlon Almeida, remetem a xilogravura e são, por si só, motivo para ir ao local.

(Foto: Elisa Veiga/Contracen@rte)

A série “Ora pois!” faz parte das comemorações de 1 ano do site, que cresce a cada dia. Todo domingo, vamos trazer uma matéria especial direto de Lisboa. Música, teatro, cinema e arte portuguesas estarão reunidas num só lugar. Aqui você ficará por dentro de todas as novidades que agitam o cenário cultural da capital Lisboa. Embarque em nossa caravela e vamos voltar no tempo e conhecer um pouco da história dos nossos colonizadores. A cultura portuguesa assenta num passado que remonta à época pré-histórica e foi fortemente influenciada por uma diversidade de povos e costumes ao longo dos anos.

Inserido num grande armazém recuperado pelo arquiteto Gonçalo Queirós Carvalho com decoração da cenógrafa Aby Cohen, o piso térreo abriga uma sala de concertos com capacidade para 400 pessoas e uma galeria de arte. No andar de cima, encontramos um um bar onde servem bebidas e salgados típicos brasileiros. Uma dica: não deixem de provar a caipifruta de maracujá com manjericão. O bar tem uma varanda interna com vista para a sala de espetáculos, mas se preferir podem se sentar na esplanada virada a poente com vista para a ponte 25 de Abril.

Depois do concerto, você pode adquirir o CD do artista na pequena loja na entrada, onde também vende-se artesanato típico do Brasil ou o famoso olho-de-boi, para tirar o mau-olhado e as energias negativas.

A arquitetura portuguesa no traço de Lúcio Costa
Neste mesmo Espaço, a exposição “Bloquinhos de Portugal - A Arquitetura Portuguesa pelo Traço de Lúcio Costa” está em exibição. Nela pode-se ver como a arquitetura portuguesa é vista e desenhada sob a ótica do Brasil. Mais precisamente: os olhos de um dos maiores nomes da arquitetura mundial que, entre outras obras, desenhou o Plano Piloto de Brasília, juntamente com Oscar Niemeyer.

A exposição, que termina no dia 21 de abril, consta na programação do Ano Brasil em Portugal, promovido pelo Ministério da Cultura, em parceria com a Embaixada do Brasil em Portugal e a Fundação Nacional de Artes (Funarte). O trabalho é realizado a partir do material de um estudo sobre o patrimônio arquitetônico português feito pelo urbanista Lúcio Costa em 1952, quando percorreu Portugal e fez croquis a lápis de diversas edificações e anotações escritas em um bloco de papel.


Essas ilustrações ficaram perdidas desde a década de 1950 e foram encontradas pelas filhas de Lúcio Costa após a morte do urbanista e arquiteto (1998). Em 2011, o fotógrafo José Pessôa refez a viagem de Lúcio Costa e fotografou o que havia sido desenhado. As fotos e os croquis estão em exposição.

Brasil contemporâneo em Lisboa
Desde o início do ano Brasil em Portugal, muitos artistas brasileiros subiram no palco do Espaço Brasil e deram a oportunidade de os portugueses conhecerem melhor a cultura contemporânea brasileira e, aop mesmo tempo, de os brasileiros matarem um pouco a saudade do seu país. Foram eles: Luiza Possi, Luciana Mello, Milton Nascimento, Alceu Valença, Cidade Negra, Roberta Sá, Chico César, Ana Cañas, Tulipa Ruiz, Felipe Catto, Jair Oliveira, Paulinho Moska, Teatro Mágico, Alessandra Maestrini, Serjão Loroza, entre outros.

(Foto: Arlindo Camacho)

Além de concertos, o espaço oferece ao público exposições, palestras, workshops, eventos audiovisuais,gastronomia e outras atividades numa programação vasta e diversa. A programação é repleta de iniciativas que representam o que de mais atual e inovador é feito no âmbito das artes e da cultura brasileira. Aberto ao público de quinta a domingo, o espaço possui dois períodos de acesso: entre as 14h e as 20h (gratuito) e a partir das 21h, em que a entrada é paga para se poder assistir aos espetáculos.

(Foto: Arlindo Camacho)

O evento do Ano do Brasil em Portugal ocorre em um momento que o país europeu atravessa forte crise econômica (recessão de 3,2% em 2012); tendo diminuído o consumo de lazer cultural e também o gasto do Estado com cultura. As atividades como as exposições são gratuitas e os shows programados no Espaço Brasil custam 10 euros (cerca de R$ 27,00).

O Ano do Brasil encerra em 10 de junho de 2013, dia de Portugal, e o futuro do Espaço Brasil é incerto após esta data. A intenção da organização é que o Espaço se mantenha por muitos e bons anos. Se depender do movimento e do público, o desejo irá certamente concretizar-se.

Serviço:
Venda de ingressos
Online: www.ticketline.pt
Ou na bilheteira do Espaço Brasil, de 5ª à sábado das 17h às 0h.
Preço: € 10,00
Mais informações ligue 1820 (ligações locais 24 horas) ou + 351 21 794 14 00 (ligações internacionais)
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!