"Festival Home Theatre" transforma casas em palcos

 
(Foto: Divulgação)

Teatro no aconchego do lar. Para quem mora no Rio de Janeiro, a proposta encurta distâncias entre público, autor e elenco. Em sua primeira edição, o Home Theatre, um festival de teatro que acontecerá dentro das casas dos moradores de diversas partes da Cidade Maravilhosa, está com inscrições abertas até sexta-feira (8). Segundo os organizadores, 50 casas espalhadas por regiões diferentes da cidade, incluindo favelas e conjuntos habitacionais, recebem histórias, cenas, atores e atrizes de todo o país.

Dentre as cenas selecionadas, dois prêmios, de R$ 5 mil cada, serão distribuídos, um pela Melhor Interpretação e outro pela Melhor Cena. Enquanto os artistas inscrevem seus trabalhos pelo site, moradores de toda a cidade serão mobilizados a inscrever a sua casa como local de apresentação das cenas e também suas histórias de vida que gostariam que fossem encenadas. Essas "casas de espetáculo" localizadas em diferentes regiões da cidade, de diferentes classes sociais, comporão o mapa da programação.

Em cada casa será apresentada uma cena de no máximo 20 minutos, atingindo três plateias distintas: convidados do morador, convidados da produção e público espontâneo. Ao fim de cada apresentação, serão destinados mais 20 minutos de conversa, entre elenco e espectadores, com temas lançados pela organização do festival pertinentes à obra.

(Foto: Divulgação)

Quatro tipos de inscrições poderão ser feitas no site do Festival:

Ator/atriz
Os atores que gostariam de interpretar cenas de histórias de vidas inscritas pelo site devem, além de preencher a ficha de inscrição, enviar fotos e/ou links do Youtube de algum trabalho anterior.

Cenas
Atores que gostariam de interpretar uma cena sua autoria. Porém, além de preencher a ficha de inscrição, é obrigatório mandar um link com o ator/atriz (o mesmo que está efetuando a inscrição) interpretando a cena, que deve ser um monólogo, ter no máximo 20 minutos de duração e o mínimo de cenário possível.

Casas
Pessoas espalhadas pela cidade do Rio de Janeiro que desejem abrir suas casas podem se inscrever no festival somente preenchendo a ficha de inscrição.

Histórias de vida
Pessoas que gostariam de contar algum trecho de suas histórias pessoais podem se inscrever, mas, além de preencher a ficha, devem escrever um pequeno resumo no campo de texto no fim da ficha de inscrição.

Serão aceitas inscrições do Brasil inteiro, menos para categoria "casa", que se restringe à cidade do Rio de Janeiro. Além da ação principal, de caráter itinerante, o festival contará com uma casa-sede (local a definir), onde serão realizados palestras, workshops e a apresentação de todas as 50 cenas selecionadas.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!