"As Aventuras de Pi": o domínio da fantasia em 3D

Por Francisco Carbone

Cena de "As Aventuras de Pi" (Foto: Divulgação)

O cinema aprende, aos poucos, a lidar com o 3D. Não é o lugar do realismo, aquele que melhor reproduz a visão humana. Não é bem isso: os objetos de fundo parecem não raro distantes demais da imagem central; o desfoque compromete a proximidade com a "visão natural"... Não, o 3D é o lugar da fantasia. Isso ficava bem claro no passado reconstituído em "A Inveção de Hugo Cabret". Fica ainda mais evidente neste "As Aventuras de Pi", de Ang Lee.

Saiba mais sobre a Cobertura Especial do Oscar 2013

A fantasia domina a partir da ficção proposta. Temos, no centro, um jovem chamado Pi, que cresce em um zoológico na Índia. Por proposta do pai, toda a família entra em um navio com destino à América, levando o zoo junto. Durante uma tempestade, o navio em que viaja naufraga.

(Foto: Divulgação)

É o início da longa e fantástica aventura do rapaz num oceano interminável, na incômoda companhia de um tigre faminto. No caso, aqui, a questão não é omitir o final, e sim os detalhes, uma série deles pelo menos. O essencial é que essa história, contada a um agente de seguros, parece claramente absurda. Cabe ao agente (e ao espectador) escolher: será tudo isso delírio, mentira, exagero, pura e simples falsidade?

O agente da seguradora, assim como nós, é forçado a raciocinar em torno da questão: o que será verdadeiro na ficção? Ou ainda: pode a ficção ser verdadeira? É a ela que cada filme, cada livro precisa dar resposta. E uma resposta satisfatória o bastante para prender a atenção do espectador. Se "As Aventuras de Pi" parece um filme inteiramente satisfatório, isso se deve não tanto ao 3D quanto à sensibilidade de Ang Lee para se aproximar dos fatos da natureza: os animais, certamente, mas também o mar, as tempestades e mesmo as miragens (seriam miragens ou realidades, coisas como a estranha ilha a que chega a horas tantas?).

(Foto: Divulgação)

É claro que, sendo um filme em 3D, não faltam coisas como água respingando em nosso nariz. São quase obrigações desse sistema. No entanto, Lee realiza uma impressionante sequência de tempestade. Não só pela tempestade em si como pela maneira como Pi invoca todas as forças da natureza, como se fosse ele também parte delas. Talvez fosse, pelas qualidades que demonstra depois: um homem-natureza.

Os episódios se sucedem, muitos deles dizendo respeito à convivência com seu tigre -companheiro de infortúnio e de viagem, ameaça tão terrível quanto tubarões. Momentos em que o cineasta demonstra sua convicção. A rigor, o que temos é um homem, um bote, um tigre. Com isso, Lee faz um filme belo, assustador, pleno de reviravoltas. Por que pedir mais?

Cobertura especial "Oscar 2013" 
O carnaval já passou, agora, o mundo inteiro está com os olhos voltados para o “Oscar 2013”, a maior festa do cinema. A cerimônia de entrega das estatuetas mais cobiçadas pelas cineastas será realizada no dia 24 de fevereiro, em Los Angeles (EUA). A expectativa cresce a cada dia e todos fazem as suas apostas. Para o maior prêmio da noite, nove longas disputam na categoria Melhor Filme. Tem espaço para tudo, desde ficção científica a musical. O Contrancen@rte não poderia ficar de fora dessa festa.


O Contracen@rte montou um time de peso que até o dia 24 vai comentar um dos nove indicados na categoria Melhor Filme. É com grande prazer que recebemos os jornalistas Manuela Musitano e Francisco Carbone, e o publicitário Alessandro Cadarso. Será deles a responsabilidade de comentar sobre os filmes “Argo”, “Lincoln”, “Os Miseráveis”, “A Hora Mais Escura”, “Amor”, “Django Livre”, “Indomável Sonhadora”, “O Lado Bom da Vida” e “As Aventuras de Pi”. Para isso criamos uma página especial que pode ser acessada aqui ou no menu na parte superior do site.

Além das resenhas, o Contracen@rte também vai trazer as últimas informações sobre o Oscar 2013 e tudo que acontecerá nessa grande festa! Infelizmente o Brasil não terá um representante na plateia, mas todos nós já escolhemos os nossos favoritos e vamos torcer juntos. Na noite de entrega das estatuetas, a nossa equipe de arteiros estará de plantão para trazer todas as informações para você. Nossas páginas nas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram) vão trazer cada detalhe minuto a minuto. O tapete vermelho já foi estendido e o nosso convidado especial é você!
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!