"Amor": um soco de realidade na cara da sociedade

Por Alessandro Cadarso

(Foto: Divulgação)

Amor é um filme forte. Amor é um filme tenso. Amor é um tapa, ou melhor, um soco de realidade na cara de qualquer sociedade. Seja ela branca ou preta, rica ou pobre, o filme trata do final de todos os seres humanos: a velhice. E por conseguinte, a morte.


O filme nos transmite a difícil verdade de que vamos envelhecer e os atores não poderiam ser melhor escalados para tal expressão.

 (Foto: Divulgação)

A história se desenvolve com o casal de idosos ativos e independentes interpretados por Jean-Louis Trintignant e Emmanuelle Riva nos papéis de Georges e Anne. Ela descobre que tem Alzheimer e aos poucos, definha junto ao seu esposo que, em momento algum, se mostra cansado ou irritado com a situação. Pelo contrario, cuida de sua velha companheira com muito amor e paciencia, mesmo que a recíproca, muitas vezes, nao seja verdadeira. Anne entende que ela sim, é um estorvo para Georges e se cansa da situação.

Com um final onde o debate de desepespero, alívio e culpa é construído, o filme torna-se brilhante aos olhos do espectador, que, mesmo com as luzes acesas, nao consegue se levanter da cadeira do cinema. Sente a dor daquele tapa, ou melhor, daquele soco que tomou nas 2 horas em ficou sentado.
(Foto: Divulgação) 

Oscar 
Amor não é filme é americano e não vai ganhar o Oscar de melhor filme. Mas em muitos anos, conseguimos ver certas zebras e torço para que uma delas seja de Emmanuelle Riva. Palmas com loucor, gritos de bravo para essa interpretação simplesmente brilhante. 

Cobertura especial "Oscar 2013"
O carnaval já passou, agora, o mundo inteiro está com os olhos voltados para o “Oscar 2013”, a maior festa do cinema. A cerimônia de entrega das estatuetas mais cobiçadas pelas cineastas será realizada no dia 24 de fevereiro, em Los Angeles (EUA). A expectativa cresce a cada dia e todos fazem as suas apostas. Para o maior prêmio da noite, nove longas disputam na categoria Melhor Filme. Tem espaço para tudo, desde ficção científica a musical. O Contrancen@rte não poderia ficar de fora dessa festa.


 O Contracen@rte montou um time de peso que até o dia 24 vai comentar um dos nove indicados na categoria Melhor Filme. É com grande prazer que recebemos os jornalistas Manuela Musitano e Francisco Carbone, e o publicitário Alessandro Cadarso. Será deles a responsabilidade de comentar sobre os filmes “Argo”, “Lincoln”, “Os Miseráveis”, “A Hora Mais Escura”, “Amor”, “Django Livre”, “Indomável Sonhadora”, “O Lado Bom da Vida” e “As Aventuras de Pi”. Para isso criamos uma página especial que pode ser acessada aqui ou no menu na parte superior do site.

Além das resenhas, o Contracen@rte também vai trazer as últimas informações sobre o Oscar 2013 e tudo que acontecerá nessa grande festa! Infelizmente o Brasil não terá um representante na plateia, mas todos nós já escolhemos os nossos favoritos e vamos torcer juntos. Na noite de entrega das estatuetas, a nossa equipe de arteiros estará de plantão para trazer todas as informações para você. Nossas páginas nas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram) vão trazer cada detalhe minuto a minuto. O tapete vermelho já foi estendido e o nosso convidado especial é você!
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!