Suely Franco é homenageada no Prêmio FITA 2012

Por Rodrigo Vianna



Assista ao depoimento de Suely Franco no player acima

A noite de quarta-feira (19) foi de festa para o teatro. Atores, autores e produtores se reuniram no Theatro Net Rio, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para a entrega do 2º Prêmio FITA de Teatro 2012 – Troféu Ítalo Rossi. No palco, os artistas que se destacaram na 9ª Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis, que aconteceu entre os dias 23 de novembro e 9 de dezembro, na cidade da Costa Verde do estado. A atriz Suely Franco foi a grande homenageada da noite por sua trajetória profissional.

Durante os 17 dias de maratona teatral, a FITA recebeu um público de cerca de 80 mil pessoas, que puderam se deliciar com 46 espetáculos, sendo 11 estreias nacionais, divididos em sessões dirigidas ao grande público, apresentadas em uma tenda com capacidade para 1.5 mil pessoas, até os espetáculos mais intimistas, que ocuparam o Teatro Municipal. A programação da FITA traduziu exatamente ao que ela se propôs: uma grande festa do teatro brasileiro.

Suely Franco recebe prêmio (Foto: Divulgação)

E foi assim, com muita festa, encontros, abraços e comemorações que o Prêmio FITA contemplou os melhores em 13 categorias. Além do público, os atores tiveram que conquistar a opinião do júri técnico formado por Sérgio Fonta (presidente do júri), Ana Kutner, Daniele Avila Small, João Coelho e Lionel Fischer. Eles também estiveram presentes na premiação e falaram sobre as escolhas: “Nós temos certeza de que todos são vitoriosos e contribuíram para a cultura. Esse prêmio só vem brindar essa festa”, disse Sérgio Fonta.

Festa regada a humor
A festa foi comandada pelo casal Marcos Veras e Júlia Rabello. Casados, os dois rederam as melhores piadas e brincaram até com os pequenos problemas técnicos que ocorreram durante a premiação, mas nada que atrapalhasse a festa. O espetáculo “Porcos com Asas”, dirigido por Cláudio Handrey, levou o prêmio de Melhor Espetáculo e de melhores ator e atriz coadjuvantes. “Os Mamutes”, dirigido por Inês Viana, também abarganhou três troféus: melhor direção, figurino e atriz.

Débora Lamm em "Os Mamutes" (Foto: Divulgação)

Já o prêmio de melhor espetáculo infantil foi para “A Princesa e o Sapo”. Muito emocionada, a atriz Suely Franco recebeu o Prêmio Especial Do Conjunto Da Obra por sua trajetória profissional. Muito emocionada, a atriz, que também participou do festival com o espetáculo “6 Aulas de Dança em Seis Semanas”, agradeceu ao público e aos jurados pelo prêmio. Muito simpática, atriz falou com o Contracen@rte sobre a emoção de receber o troféu (Assista o depoimento de Suely Franco no player acima).

“É uma emoção tão grande estar aqui nessa festa, recebendo essa homenagem, e é uma coisa que deixa a gente muito emocionada, pelo menos eu me sinto muito emocionada de uma coisa dessa vindo de amigos, do público. Eu fico muito satisfeita por meu trabalho estar levando a isso”, disse a atriz em entrevista exclusiva ao Contracen@rte.

Cena de "Porcos com Asas" (Foto: Divulgação)

Em comunicado oficial, a FITA informou que a categoria especial foi criada a partir deste ano. O júri também fez questão de registrar a participação do ator, autor e diretor inglês Joe Bone na FITA 2012, nos espetáculos Billdog, Bane 2 e Bane 3.

Veja a lista completa dos vencedores do 2º Prêmio FITA de Teatro 2012:

Júri Técnico

1 - Melhor espetáculo:
Porcos com Asas

2 – Melhor Figurino:
Flávio Souza (Mamutes)

3 – Melhor Cenário:
Marcos Chaves (À Primeira Vista)

4 - Revelação
Diretor e ator: Jefferson Almeida (Deus e o Diabo na Terra do Sol)

5 – Melhor Ator Coadjuvante
Iuri Kruschewsky (Porcos com Asas)

6-  Melhor Atriz Coadjuvante
Patrícia Ramalho (Porcos com Asas)

7 - Melhor Ator
Gustavo Rodrigues (Billdog)

8 - Melhor Atriz
Débora Lamm (Mamutes)

9 - Melhor autor
Carla Faour (Obsessão)

10 – Melhor Diretor
Inez Viana (Mamutes)

Prêmio Homenagem FITA
Suely Franco (6 Aulas de dança em seis semana)

Categoria Especial
Elenco do espetáculo Favela

Juri Popular

Melhor espetáculo
Seis Aulas de Dança em 6 Semanas

Melhor Espetáculo Infantil
A Princesa e o Sapo
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!