Nova montagem de 'Porcos com Asas' estreia na FITA

*Por Manuela Musitano

(Foto: Divulgação)

A Tenda na Praia do Anil montada especialmente para a realização da 9ª Festa Internacional de Teatro de Angra, na Costa Verde do Rio de Janeiro, recebeu na noite de segunda-feira (26), o jovem elenco da peça "Porcos com Asas". Retratando experiências e dilemas comuns aos adolescentes de várias gerações, Porcos com Asas usou a temática sexo-política para se aproximar do público que compareceu à Sessão SESC da FITA.

Baseada no livro homônimo de Marco L. Radice e Lidia Ravera, a peça traz humor com uma pitada de drama contando a história do relacionamento das personagens Antônia e Rocco, colegas de escola, que iniciam um romance após a morte trágica de um amigo em comum durante uma manifestação política; às voltas com a descoberta de suas sexualidades.

A 9ª edição da bem sucedida Festa Internacional de Teatro de Angra foi iniciada no dia 23 de novembro com a peça Nós Sempre Teremos Paris, um texto do jornalista Arthur Xexéu, estrelado por Françoise Fourton e Jandir Ferrari, e vai até o dia 9 de dezembro com a apresentação ainda de mais de 25 peças.

(Foto: Divulgação) 

Um elogio à parte quanto à organização, à estrutura e à oportunidade que a FITA dá anualmente de apresentar a população de Angra dos Reis, e cidades próximas, peças teatrais encenadas nas grandes metrópoles, enriquecendo a cultura local e chacoalhando os setores de lazer da região.

Para acompanhar a FITA 2012 acesse www.fita.art.br e divirta-se!

Espetáculos para todos os gostos
Durante 17 dias a FITA receberá 46 espetáculos, sendo 11 estreias nacionais, divididos em sessões dirigidas ao grande público, apresentadas em uma tenda com capacidade para 1500 pessoas, até os espetáculos mais intimistas, que ocuparão o Teatro Municipal.

O mesmo espaço também abrigará a Sessão Fitinha, que ao longo do festival faz a alegria da criançada e leva para Angra as melhores peças infantis. Pelo segundo ano consecutivo a FITA entregará o Troféu Ítalo Rossi e o corpo de jurados é composto por Sérgio Fonta, Ana Kutner, Daniele Ávila, João Coelho e Lionel Fischer, todos com grande experiência em crítica teatral no Rio de Janeiro.

A programação da FITA traduz exatamente ao que ela se propõe: uma grande festa do teatro brasileiro. Comédias, dramas, monólogos, musicais, todos os gêneros podem ser conferidos de perto pelo público. Isso tudo sem perder, logicamente, a qualidade artística. Maria Mariana leva o seu “Barco de Papel” para Angra, enquanto a atriz Bianca Byington marcará presença com a peça “Domésticas”.

Além de ser um festival que leva para Angra dos Reis os grandes sucessos em cartaz pelo país, a FITA se firmou como um palco para estreias nacionais. A cada ano o número de produções interessadas em se apresentar só cresce e a consequentemente a dificuldade em escolher as melhoras apostas que irão circular pelos palcos do país. Para 2012, a curadoria da FITA selecionou algumas dessas promessas.

FITA premiará os melhores
Formar plateias é um dos principais objetivos da FITA desde a primeira edição. Não é a toa que muitos jovens que hoje assistem aos espetáculos destinados ao público adulto tiveram seu primeiro contato com as artes cênicas na FITINHA. Para garantir o acesso da criançada aos espetáculos, a produção organiza verdadeiras excursões que levam alunos da rede pública e os moradores da Ilha Grande ao teatro.

Pela segunda vez consecutiva, a FITA premiará as melhores peças que passarem por Angra dos Reis nos 17 dias de festival. Vencedor do ano passado como melhor espetáculo com a peça “Música para cortar os Pulsos”, o paulista Rafael Gomes destacou a importância da premiação para o cenário nacional. “Foi um momento emocionante quando ganhamos o prêmio de melhor espetáculo. O teatro precisa cada vez mais de incentivos”, disse.

Serviço:

Festa Internacional De Teatro De Angra - Fita

Data: De 23 de Novembro até 9 de Dezembro
Local: Angra dos Reis – Rio de Janeiro.
Preço: Ingressos a partir de R$ 2,50
Sessão SESC – Praia do Anil – Centro de Angra dos Reis | Capacidade: 1500 lugares
Sessão Transpetro / Sessão Fitinha – Teatro Municipal de Angra dos Reis – Capacidade: 250 lugares. Praça Guarda Marinha Greenhalgh, s/n. São Bento.
Venda de Ingressos: www.compreingressos.com | 3005 7489
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!