Festa Internacional do Teatro de Angra traz 46 espetáculos

Por Rodrigo Vianna 

“Nós Sempre Teremos Paris”, com Françoise Forton, abre a FITA 2012 (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (23) será dada a largada para a maior festa do teatro brasileiro. Até o dia 9 de dezembro a cidade de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, será o cenário para a 9ª edição da Festa Internacional de Teatro de Angra. Durante 17 dias a FITA receberá 46 espetáculos, sendo 11 estreias nacionais, divididos em sessões dirigidas ao grande público, apresentadas em uma tenda com capacidade para 1500 pessoas, até os espetáculos mais intimistas, que ocuparão o Teatro Municipal.

Veja a programação completa da FITA 2012

O mesmo espaço também abrigará a Sessão Fitinha, que ao longo do festival faz a alegria da criançada e leva para Angra as melhores peças infantis. Pelo segundo ano consecutivo a FITA entregará o Troféu Ítalo Rossi e o corpo de jurados é composto por Sérgio Fonta, Ana Kutner, Daniele Ávila, João Coelho e Lionel Fischer, todos com grande experiência em crítica teatral no Rio de Janeiro.

“Costumo dizer que o nosso festival é feito do ponto de vista da plateia, até porque temos uma adesão popular muito grande. No ano passado atingimos a marca de 95 mil pessoas durante todo o evento. Poucos festivais de teatro no Brasil conseguem reunir uma plateia tão grande”, diz João Carlos Rabello, criador e curador da FITA ao lado de Sérgio Fonta.

A programação da FITA traduz exatamente ao que ela se propõe: uma grande festa do teatro brasileiro. Comédias, dramas, monólogos, musicais, todos os gêneros podem ser conferidos de perto pelo público. Isso tudo sem perder, logicamente, a qualidade artística. Maria Mariana leva o seu “Barco de Papel” para Angra, enquanto a atriz Bianca Byington marcará presença com a peça “Domésticas”.

Elenco de Romeu e Julieta (Foto: Divulgação)

Recordista em participações na FITA, Roberto Bomtempo estará novamente presente com a peça “O Beijo no Asfalto”. André Mattos apresenta “Depois do Final Feliz”;  A comédia de Domingos Oliveira e Alberto Goldin “Todo Mundo tem Problemas Sexuais” estará presente, assim como “O Namorador... Ou a Noite de São João”; “Ciúme”, com Iara Rocha; “Coisa da Sua Cabeça”; “Novela Brasil”, com Rodrigo Fagundes, Wendell Bendelack e grande elenco; “Mamutes”, dirigido por Inez Vianna; “6 Aulas de Dança em Seis Semanas”, com Suely Franco e Tuca Andrada; “O Olho Azul da Falecida”, Com Marcos Pigosi e grande elenco; “O Auto da Compadecida”, texto de Ariano Suassuna; “Também Queria te Dizer – Cartas Masculinas”, com Emílio Orciollo Netto; “À Primeira Vista”, com Drika Moraes e Mariana Lima; “Má Drasta”; “Deus e Diabo na Terra do Sol”; “Preferiria, Não!”, de Denise Stoklos; “O Cara”, com Paulo Mathias Jr. e “Obessão”, de Carla Faour.

Estreias nacionais movimentam festival
Além de ser um festival que leva para Angra dos Reis os grandes sucessos em cartaz pelo país, a FITA se firmou como um palco para estreias nacionais. A cada ano o número de produções interessadas em se apresentar só cresce e a consequentemente a dificuldade em escolher as melhoras apostas que irão circular pelos palcos do país. Para 2012, a curadoria da FITA selecionou algumas dessas promessas.

“Romeu na Roda” coloca em cena toda a família Simas, formada pelo pai, o mestre em capoeira Beto Simas, e seus três filhos, Rodrigo Simas, Bruno Gissoni e Felipe Simas. Juntos eles levam para o universo da capoeira a história de Romeu e Julieta, de Shakespeare. Nizo Neto e Tatiana Presser apresentam a comédia “Vem Transar com a Gente”, uma verdadeira aula sobre sexo ao vivo. Outra estreia cercada de expectativa é “Tarja Preta”, monólogo apresentado pela atriz Letícia Isnard, dirigido por Ivan Sugahara. Fabiana Karla e Leandro da Matta levam para Angra a comédia “A Vida em Rosa”, enquanto Joaquim Lopes e Monique Alfradique estreiam a comédia de Regiana Antonini “Pirou?”.

Com pitadas de sensualidade e um texto caprichado, Cláudio Handrey assina a direção de “Porcos com Asas”, espetáculo que aborda de forma bem humorada o início da sexualidade de um jovem casal. Dentro do mesmo universo juvenil, Afra Gomes e Leandro Goulart, responsáveis pelo sucesso “Garotos”, estreiam “Corações Psicodélicos”. A peça mostra a vida de quatro jovens em busca do amor perfeito. Completam a lista das estreias os espetáculos “Favela”, de Rômulo Rodrigues, as comédias “Meninas Crescidas não Choram”, com Nany People, “As Mal Criadas” e “Salvem a Professorinha!”.

“Com o número de peças inéditas que recebemos poderíamos fazer um festival só de estreias, mas esse não é o nosso foco. Por isso tivemos que selecionar de forma criteriosa as peças que estrearão em Angra”, conta João Rabello.

O cenário onde é erguido o teatro com capacidade para 1500 pessoas é a Praia do Anil, no Centro de Angra dos Reis. O palco reproduz fielmente a estrutura dos melhores teatros e casas de show do país. A tenda é toda refrigerada e recebe o mais moderno equipamento de luz e som disponível no mercado.

A parte internacional da FITA ficará à cargo da trilogia escrita por Joe Bone. A primeira peça é “Bill Dog (Bane 1)”, que conta a história do protagonista Bill perseguido por diversos bandidos. A trama continua nos espetáculo “Bane 2” e “Bane 3”.

Fita premiará os melhores
Formar plateias é um dos principais objetivos da FITA desde a primeira edição. Não é a toa que muitos jovens que hoje assistem aos espetáculos destinados ao público adulto tiveram seu primeiro contato com as artes cênicas na FITINHA. Para garantir o acesso da criançada aos espetáculos, a produção organiza verdadeiras excursões que levam alunos da rede pública e os moradores da Ilha Grande ao teatro.

Para 2012 estão programados os seguintes espetáculos: “Mundo dos Sonhos”, “Os Saltimbancos”, “No Jogo do Caipora Curupira Joga Fora”, “O Menino que Virou Anjo”, “O Rouxinol e o Imperador”, “A Cozinheira, o Bebê e a Dona do Restaurante”, “Valentim”, “Coisas que a gente não vê”, “Um Chorinho para Dona Baratinha”, “A Princesa e o Sapo” e “Contarolando”.

Pela segunda vez consecutiva, a FITA premiará as melhores peças que passarem por Angra dos Reis nos 17 dias de festival. Vencedor do ano passado como melhor espetáculo com a peça “Música para cortar os Pulsos”, o paulista Rafael Gomes destacou a importância da premiação para o cenário nacional. “Foi um momento emocionante quando ganhamos o prêmio de melhor espetáculo. O teatro precisa cada vez mais de incentivos”, disse.

Para presidir o corpo de Jurados e organizar a premiação, a FITA convidou o crítico teatral Sérgio Fonta, que por sua vez reuniu o mesmo time do ano passado. Ana Kutner, Danielle Ávila, Lionel Fischer e João Coelho terão a missão de eleger os melhores da FITA 2012. Os vencedores serão conhecidos em uma na festa de premiação a ser realizada após o término da FITA.   As categorias que concorrem à premiação são: Melhor Diretor; Melhor Autor; Melhor Ator; Melhor Atriz; Melhor Ator Coadjuvante; Melhor Atriz Coadjuvante; Melhor Cenário; Melhor Figurino; Revelação; Melhor Espetáculo (júri oficial); Melhor Espetáculo (júri popular) e Melhor Espetáculo Infantil (Esta categoria será julgada por um júri mirim).

Serviço:

Festa Internacional De Teatro De Angra - Fita

Data: De 23 de Novembro até 9 de Dezembro
Local: Angra dos Reis – Rio de Janeiro.
Preço: Ingressos a partir de R$ 2,50
Sessão SESC – Praia do Anil – Centro de Angra dos Reis | Capacidade: 1500 lugares
Sessão Transpetro / Sessão Fitinha – Teatro Municipal de Angra dos Reis – Capacidade: 250 lugares. Praça Guarda Marinha Greenhalgh, s/n. São Bento.
Venda de Ingressos: www.compreingressos.com | 3005 7489
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!