Esquetes levam público ao riso em noite de humor na FITA

* Por Manuela Musitano

 (Foto: Divulgação)

O público que compareceu na noite desta terça-feira (27), à Tenda da Sessão SESC da 9ª Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis (FITA 2012), na Costa Verde do Rio de Janeiro, foi presenteado com a excelente interpretação da peça “Todo Mundo Tem Problemas Sexuais”, baseada em cartas dos leitores da coluna semanal do terapeuta Alberto Goldin. 

Assistida por mais de 100 mil pessoas, a peça ganhou uma nova montagem realizada pelo Núcleo de Produções do Teatro Jorge Amado. Baseado em fatos reais, ela reúne os atores baianos Cida Oliveira, Eduardo Albuquerque, Kadu Veiga, Mariana Moreno e Monica Bittencourt. Há sete anos em cartaz em Salvador, o espetáculo escrito por Domingos Oliveira e o psicanalista Alberto Goldin é dirigido pelo carioca Fernando Gomes.

(Foto: Divulgação)

Alberto Goldin é um dos mais conhecidos nomes da atual psicanálise brasileira. Além de exercer uma intensa clínica e ter escrito pelo menos um best-seller ("Freud Explica"), Goldin escreve semanalmente uma coluna para o jornal carioca "O Globo". Em sua coluna ele recebe cartas, em geral anônimas, sobre problemas sexuais e tenta respondê-las do modo mais útil possível ao remetente. Este material é o ponto de partida para cinco episódios que, em seu conjunto, formam uma visão curiosamente profunda do comportamento sexual do homem de hoje, do homem brasileiro deste início de século.

Dividida em cinco esquetes, a peça levou o público às gargalhadas em vários momentos. “Todo Mundo Tem Problemas Sexuais” é uma peça leve, que retrata situações comuns a qualquer cidadão do mundo que tenha uma vida sexual ativa. A montagem mistura inserções audiovisuais e apresentações do elenco no palco. Recomendada para aqueles que riem de suas próprias experiências.
(Foto: Divulgação)

Vale lembrar que a FITA 2012 acontece até o dia 9 de dezembro com muitas apresentações de peças de diferentes estilos. Mas é bom correr para comprar os ingressos. O público está comparecendo em peso aos locais de apresentação, lotando todos os lugares!

Para acompanhar a FITA 2012 acesse www.fita.art.br e divirta-se!

Espetáculos para todos os gostos
Durante 17 dias a FITA receberá 46 espetáculos, sendo 11 estreias nacionais, divididos em sessões dirigidas ao grande público, apresentadas em uma tenda com capacidade para 1500 pessoas, até os espetáculos mais intimistas, que ocuparão o Teatro Municipal.

O mesmo espaço também abrigará a Sessão Fitinha, que ao longo do festival faz a alegria da criançada e leva para Angra as melhores peças infantis. Pelo segundo ano consecutivo a FITA entregará o Troféu Ítalo Rossi e o corpo de jurados é composto por Sérgio Fonta, Ana Kutner, Daniele Ávila, João Coelho e Lionel Fischer, todos com grande experiência em crítica teatral no Rio de Janeiro.

A programação da FITA traduz exatamente ao que ela se propõe: uma grande festa do teatro brasileiro. Comédias, dramas, monólogos, musicais, todos os gêneros podem ser conferidos de perto pelo público. Isso tudo sem perder, logicamente, a qualidade artística. Maria Mariana leva o seu “Barco de Papel” para Angra, enquanto a atriz Bianca Byington marcará presença com a peça “Domésticas”.

Além de ser um festival que leva para Angra dos Reis os grandes sucessos em cartaz pelo país, a FITA se firmou como um palco para estreias nacionais. A cada ano o número de produções interessadas em se apresentar só cresce e a consequentemente a dificuldade em escolher as melhoras apostas que irão circular pelos palcos do país. Para 2012, a curadoria da FITA selecionou algumas dessas promessas.

FITA premiará os melhores
Formar plateias é um dos principais objetivos da FITA desde a primeira edição. Não é a toa que muitos jovens que hoje assistem aos espetáculos destinados ao público adulto tiveram seu primeiro contato com as artes cênicas na FITINHA. Para garantir o acesso da criançada aos espetáculos, a produção organiza verdadeiras excursões que levam alunos da rede pública e os moradores da Ilha Grande ao teatro.

Pela segunda vez consecutiva, a FITA premiará as melhores peças que passarem por Angra dos Reis nos 17 dias de festival. Vencedor do ano passado como melhor espetáculo com a peça “Música para cortar os Pulsos”, o paulista Rafael Gomes destacou a importância da premiação para o cenário nacional. “Foi um momento emocionante quando ganhamos o prêmio de melhor espetáculo. O teatro precisa cada vez mais de incentivos”, disse.

Serviço:

Festa Internacional De Teatro De Angra - Fita

Data: De 23 de Novembro até 9 de Dezembro
Local: Angra dos Reis – Rio de Janeiro.
Preço: Ingressos a partir de R$ 2,50
Sessão SESC – Praia do Anil – Centro de Angra dos Reis | Capacidade: 1500 lugares
Sessão Transpetro / Sessão Fitinha – Teatro Municipal de Angra dos Reis – Capacidade: 250 lugares. Praça Guarda Marinha Greenhalgh, s/n. São Bento.
Venda de Ingressos: www.compreingressos.com | 3005 7489
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!