Mostra de teatro na Baixada homenageia Chacrinha

(Foto: Divulgação)

O Encontro de Artes Cênicas da Baixada Fluminense, “Encontrarte”, chega a sua 11ª edição como o evento mais importante e esperado pela população e classe artística da Baixada Fluminense. A cada edição, o projeto cresce e propicia à classe artística mostrar seus talentos, reunindo vários grupos teatrais do Rio de Janeiro, buscando uma estruturação e ampliação do mercado de trabalho.

Além disso, há o fator mais importante que é o de entreter e oferecer à população, espetáculos teatrais com excelente qualidade. Nesta edição, os idealizadores partiram da inspiração do Tropicalismo, movimento cultural brasileiro preocupado em tratar a poesia como elemento plástico, criar jogos linguísticos e brincadeiras com as palavras, misturando as manifestações tradicionais da nossa cultura a outras.

A partir do dia 19 até 29 de setembro, 18 espetáculos serão apresentados gratuitamente em horários diversificados  no SESC Nova Iguaçu e no Teatro Sylvio Monteiro, de Nova Iguaçu. Os produtores e organizadores do evento, Claudia Oliveira, Éverton Mesquita, Fábio Mateus, Mário Marcelo e Tiago Costa acreditam que levando a linguagem do teatro à população é a melhor forma de democratizar o acesso à cultura, agregar valores e resgatar a identidade e autoestima de toda uma região.

Como em todas as outras edições, o “Encontrarte” sempre homenageou uma personalidade que possui ligação direta com a cultura nacional. Maria Clara Machado, Tonico Pereira, Cristina Pereira, Bemvindo Sequeira, Ankito dentre outros, já tiveram seus nomes homenageados.

Nesta edição, o “Encontrarte” fará homenagem ao grande mestre da comunicação, o saudoso José Abelardo Barbosa de Medeiros - Chacrinha, que foi o maior comunicador de rádio e televisão no Brasil, como apresentador de programas de auditório, fez enorme sucesso entre os anos de 1950 a 1980. Foi o autor da célebre frase: “Na televisão, nada se cria, tudo se copia”.

A atriz Cely Ramalho também será homenageada como personalidade local, representante da Baixada Fluminense, uma profissional que além de atuar, exerceu outros tantos papeis dentro das artes cênicas. Elke Maravilha: Manequim, modelo e atriz, apresentadora e modelo. Dona de um estilo irreverente, carismática e alegre, já faz parte do imaginário popular brasileiro e muitos a colocam ao lado de mitos contemporâneos como Carmem Miranda e Artur Bispo do Rosário. Ela receberá uma  homenagem do XI Encontrarte 2012.

Programação: 

19/09 - “Felinda” - 20h - Carroça de Mamulengos - Teatro Sesc
20/09 “CRU” – 20h – Palco Giratório – Teatro SESC – Cia. Plágio de teatro (DF)
21/09 “Triciclo” 20h – Flor No Peito Grupo De Teatro – Teatro Sesc
22/09 “O Juiz De Paz” – 20h – FIO CIA. DE TEATRO – Teatro Sesc
23/09 “ZIGG & ZOGG”– 16h – Cia. 2 de Teatro – Teatro Sesc
24/09 “Minha Alma é Nada Depois Dessa História” – Os Ciclomáticos - Teatro Sylvio Monteiro
25/09 “Cabeça de Vento”– 10h – Pandora Cia. de Teatro – Teatro Sesc
25/09 “O Que Podemos Contar” – 20h Trupe do Experimento – Teatro Sesc
26/09 “Tem Areia No Maiô”– 10h – As Marias Da Graça – Teatro Sesc
26/09 “Conselho De Classe” – José Sisneiros – Teatro Sesc
26/09 “Deus e o Diabo na Terra do Sol” – 20h – Cia Provisória – Teatro Sesc
27/09 “O Judas em Sábado de Aleluia” 10h – Cia. Brasileira de interpretação – Teatro Sesc
27/09 “O Caixeiro da Taverna” – 20h - Latex – Teatro Sylvio Monteiro
27/09 “Os Ciúmes de um Pedestre”– 20h - Cia. Atores do Carmo – Teatro Sesc
28/09 “Polenta com Radite” – 10h – Cia. Entreato – Teatro Sesc
28/09 “Jubaia, O Recanto das Cores” 15h – Grupo Teatral Locutores – Teatro Sylvio Monteiro
28/09 “Rasga Coração” – 20h – Grupo Sankofa – Teatro Sesc
29/09  Cerimônia de Encerramento da Mostra. Entrega do troféu “Encontrarte” aos grupos e as personalidades homenageadas.

Serviço: 

SESC Nova Iguaçu
Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá. Tel 2797-3001
Teatro Sylvio Monteiro:  Rua Getúlio Vargas, 51, Centro, Nova Iguaçu – RJ. Tel 2667-2157
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!