ArtRio 2012 atrai 74 mil pessoas ao Píer Mauá

Blue Man Group se apresenta no ArtRio (Foto: João Marcos Guerra/Contracen@rte)

Amantes da arte se encontraram durante os dias 12 e 16 de setembro na segunda edição da ArtRio, no Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio. Realizada pelos sócios Brenda Valansi, Elisangela Valadares, Alexandre Accioly e Luiz Calainho, a feira contou com 120 galerias e ocupou os galpões 2, 3, 4 e 5, além do Anexo 4. De acordo com os organizadores, o evento atraiu 74 mil pessoas nos quatro dias. Reconhecido por artistas, galeristas e colecionadores como um dos mais importantes eventos de arte do país, a ArtRio consolidou sua posição no roteiro internacional. Além da forte presença das galerias estrangeiras, como a Gagosian – que veio pela primeira vez ao Brasil -, a White Cube e a David Zwirner, a ArtRio recebeu também colecionadores, como Ella Cisneiros, e o curador do MoMa, Jay Levinson.
(Foto: Divulgação)

“Acreditamos que a ArtRio consolidou sua marca no cenário brasileiro e internacional de arte. O sucesso da feira pode ser confirmado pelo número de público presente e pela qualidade das galerias participantes, que trouxeram as melhores obras de seus acervos. Esse evento pode ser visto como um importante momento de intercâmbio cultural, quando obras de artistas brasileiros são vistas e compradas para coleções do mundo inteiro, assim como colecionadores e curadores de museus e instituições brasileiras têm a oportunidade de enriquecer seus acervos com obras de artistas estrangeiros”, indica Brenda Valansi.

Apesar do enceramento da mostra no Píer Mauá, as ações do movimento ArtRio , que esse ano movimentou a cidade com o mote O Rio é arte. O tempo todo. Em toda parte, não param. Elas terão continuidade e podem ser conferidas no portal www.artrio.art.br . Em 2013, a feira ArtRio acontecerá entre os dias 5 e 8 de setembro, novamente no Píer Mauá. A produção já começa nos próximos meses, quando a organização começa a receber as fichas de inscrição das galerias. Os organizadores do evento também irão visitar as feiras internacionais para dar continuidade ao processo de apresentação da ArtRio.

(Foto: João Marcos Guerra/Contracen@rte)

“Vamos visitar as principais feiras e galerias internacionais para apresentar a ArtRio e o sucesso do evento. É um trabalho contínuo, que possibilita um eterno aprendizado no segmento. Queremos sempre aprimorar a produção da ArtRio de modo a oferecer o melhor – tanto para os galeristas que estão expondo como para o público”, esclarece Brenda.

O crescente número de público da ArtRio mostra a relevância de um evento de arte para a cidade: “Esse ano, alcançamos nosso objetivo de mostrar que a arte está em todos os momentos da cidade e presente no cotidiano das pessoas. Queremos que o Rio de Janeiro seja reconhecido internacionalmente como uma das cidades mais criativas do mundo. A feira é o ápice desse movimento e o momento em que trazemos para a cidade o que há de melhor da arte brasileira e internacional. Os armazéns do Píer Mauá são como museus globalizados, uma oportunidade de ver, nos mesmos corredores, Adriana Varejão e Picasso, Andy Warhol e Barrão, Volpi e Guga Ferraz”, diz Luiz Calainho.

(Foto: Divulgação)

Pela primeira vez no Brasil, a galeria Gagosian trouxe para a ArtRio 2012 nomes de peso da arte moderna e contemporânea. Como não se encantar com os quadros do pintor Pablo Picasso, alguns avaliado em U$$ 15 milhões? Além de Picasso, a Gagosian trouxe alguns quadros do gênio da Pop Art, Andy Warhol.  Quem visitou o estande da Gagosian, pôde conferir peças do britânico Damien Hirst, um dos mais valorizados artistas do momento. O estilo marcante, lúdico e louco do artista Jean-Michel Basquiat também fez parte das obras expostas. Olhando um pouco para o mercado nacional, a galeria paulistana Zipper também ganhou destaque na feira, principalmente com uma tela do pintor Pedro Varela, avaliada em R$ 30 mil.

Blue Man Group
Para marcar sua presença na feira, a operadora TIM trouxe uma atração especial: o Blue Man Group, trio norte-americano que estrela as campanhas da empresa.Os homens azuis realizaram apresentações na mostra e surpreenderam o público presente com performances inusitadas. As apresentações aconteceram com intervalos de duas horas, sempre a partir das 17h, na sexta-feira (14), e das 15h no sábado (15) e no domingo (16). Foram quatro performances por dia (exceto sexta-feira), onde o trio mostrou números que realizam em seus shows por todo o mundo e interagiram com o público, em situações divertidas e inusitadas.

O grupo interpreta músicas de rock com ênfase na percussão e, além da música, utiliza adereços e iluminação, entre outros atrativos. O Blue Man Group também participou de sessões de autógrafos diárias no estande da operadora.

No espaço, também foram realizadas oficinas para customização de ecobags, comandadas por grafiteiros, que ajudaram o público a pintar suas sacolas ecológicas: “Planejamos uma participação efetiva no evento, com a presença do Blue Man Group. As performances do grupo irão gerar uma experiência marcante e de engajamento com o público durante a feira, colaborando com a exposição da marca TIM”, explica Lívia Marquez, diretora de Advertising e Brand Management da TIM Brasil.

Portal ArtRio 
Um portal com todas as informações sobre o universo da arte moderna e contemporânea no mundo, incluindo matérias jornalísticas sobre o setor, entrevistas com galeristas, artistas e colecionadores; calendário mundial com as feiras e eventos mais importantes, indicação de galerias, museus e coleções privadas de diversas cidades, além de dados de mercado. Uma agenda completa das principais exposições no país é atualizada com frequência, reunindo numa simples ferramenta informações sobre o tema e/ou artista e serviço completo, como datas, horários e localização.

(Foto: Divulgação)
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!