Festival de Teatro reúne 24 espetáculos no Rio

(Foto: Divulgação)

Criado pelo produtor cultural Eduardo Marins, o Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro vem dando espaço para novos talentos ao longo de 10 anos de existência. Grupos cariocas profissionais e amadores se encontram num intercâmbio exclusivo, e buscam o grande prêmio de uma temporada com todas as despesas pagas, o que representa o início ou a consolidação de uma trajetória no mercado teatral profissional.

(Foto: Divulgação)

O Troféu Arlequim, a premiação da comissão julgadora do festival, celebra os melhores atores, diretores, cenógrafos, figurinistas, iluminadores e produtores da Mostra Competitiva numa disputa emocionante. Foi nessa mostra, em anos anteriores, que Camilla Amado recebeu seu primeiro prêmio como diretora, e onde já participaram nomes como Luis Carlos Maciel, Lionel Fischer, Aderbal Freire-Filho e onde, em 2009, Lázaro Ramos estreou como autor de teatro infantil.

Além da programação, os números também impressionam: ao longo desses 10 anos mais de 70 mil pessoas assistiram a 196 espetáculos que mobilizaram mais de 4 mil artistas. Em 2012, foram recebidas 300 inscrições para a Mostra Competitiva, entre as quais 24 foram selecionadas, entre montagens adultas e infantis. Já na Mostra Especial, que aconteceu entre 2 e 13 de Maio, foram 100 inscrições de todo país que concorreram as 10 vagas.

(Foto: Divulgação)

Mostra competitiva (adulto):
Com curadoria do diretor geral do Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro, o produtor Eduardo Marins, a mostra competitiva adulta traz 16 espetáculos. Obras clássicas de grandes autores como William Shakespeare e Giovanne Boccaccio são atualizadas nas peças "Hamlet 2012" da Trupe Intacta Retina e "A Carroça dos Desejos" de A Carroça Cia. Teatral. A dramaturgia internacional também aparece em “La Ronde” escrita por Arthur Schnitzler no final do século XIX e levada a cena agora pela Cia. Black-Tie.

A História da dramaturgia brasileira é contada de “Quem Casa Quer Casa” de Martins Pena, montado pelo Grupo Lona na Lua, até “Cordel de Amor Sem Fim” de Cláudia Barral pela A4 Cia. de Teatro, passando por  “O Morto do Encantado Saúda e Pede Passagem” de Oduvaldo Vianna Filho encenado pela Cia de Teatro CSM. E é claro que o centenário de Nelson Rodrigues não foi esquecido e será comemorado em “A Valsa N° 6” com a atriz Camila Cohen.

Os novos autores e criações coletivas dão o tom em "Tá Gravando!" do Grupo Bisexto, "Estufa" do Coletivo Karencaferem, "A Pátria de Teresa e Joana" da Cia. Teatral Lexovense, "Jardim das Violetas" da ONG Ecoa - Teatro Social, "TALG - Tragédia A La Grega" dos Sem Teto Teatral, "O Convite" do Grupo No Palco, "O Homem" da Cia. Teatropelo, "Histórias de Um Garrafeiro" do Grupo de Teatro Água Na Boca e "Uma História Oficial" da Cortejo Cia. de Teatro.

Mostra competitiva (infantil):
Já na programação infantil - também sob curadoria de Marins - há desde uma adaptação de José Saramago em “O Conto da Ilha Desconhecida” pela Cia 6 Marias e Meia até o texto autoral de “Ulisses, Cabeça de Vento” do Grupo Teatral LoucAtores, passando pelo universo do interior brasileiro em “Urúcula Grande Sertão” do Coletivo Peneira.

Personagens infantis famosos sobem ao palco em “O Rei Leão” da Martins Franco Produções, “Mulan - Uma Aventura Pela China” da Cia Atores de Oliveira e “Peter Pan em Novas Aventuras” do Grupo Capa. Completam a programação, os espetáculos “A Boneca e o Soldadinho” pela Cia Raízes do Mundo e “Encantada Gisele” pela Cogumelos Produções.

O teatroLocalizado em Copacabana, o Teatro Princesa Isabel foi inaugurado em 1961. Com estilo colonial e plateia para 300 espectadores, o teatro já recebeu grandes nomes da dramaturgia brasileira como Marília Pera, Jô Soares, Procópio Ferreira, Jardel Filho, Francisco Milani e Millôr Fernandes. Também foi no palco do Princesa Isabel que aconteceu um marco na História do Teatro Brasileiro: o musical "Roda Viva" de Chico Buarque. O Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro devolve à cidade a  programação artística e efervescência cultural que durante tantos anos marcou esse trecho de Copacabana.

Serviço

FESTIVAL DE TEATRO CIDADE DO RIO DE JANEIRO - 10 ANOS
- Mostra Competitiva (Adulto): 15 de Maio a 8 de Junho - Terça a sexta, às 21 horas
- Mostra Competitiva (Infantil): 19 de Maio a 10 de Junho - Sábado e domingo, às 17 horas
Local: Teatro Princesa Isabel
Endereço: Avenida Princesa Isabel, 186 - Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 2275-3346
Ingressos (todos os espetáculos): R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia entrada)
Bilheteria: aberta de terça a domingo a partir de 15 horas
Verifique: a classificação indicativa de cada espetáculo
Mais informações no site www.teatrofest.com
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Obrigado pela sua opinião!
Contracene, seja o Artista!